Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2001 - 20h18

E-mail ressuscita Nostradamus depois de atentado nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Bastou acontecer o grande ataque terrorista aos EUA para Nostradamus ser "ressuscitado", bem como suas mensagens apocalípticas. Michel de Notre Dame (1503-1566) viveu na França.

Uma de suas centúrias (profecias escritas em verso) foi divulgada pela internet como augúrio da Terceira Guerra Mundial. A mensagem cita um trecho sobre um "grande trovão na cidade de Deus".

"Na Cidade de Deus haverá um grande trovão. Dois irmãos serão rasgados pelo caos, enquanto a fortaleza sofre, o grande líder sucumbirá. A Terceira Grande Guerra começará quando a cidade estiver em chamas", diz o e-mail.

Os dois irmãos, no caso, seriam as torres gêmeas do World Trade Center, que desabaram hoje após serem atingidas em Nova York por aviões desviados por terroristas em Boston.

Mas tudo não passou de uma mentira. A centúria não existe e, segundo o site que a divulgou (www.ed.brocku.ca/~nmarshal), a história dos dois irmãos seria uma frase inventada apenas para provar como profecias podem ser utilizadas indiscriminadamente em qualquer contexto histórico.

Outras mensagens que circulavam na web citavam trechos bíblicos do Apocalipse de João. "Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão firmes diante do Senhor da terra (...) Eles têm o poder de mudar as águas em sangue (...) Quando, porém, completarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo combaterá contra eles, os vencerá e os matará", diz o e-mail.

Quem espalhou a mensagem pela internet também quis relacionar as duas oliveiras e os dois candelabros às torres do World Trade Center, e os "vencidos" como os norte-americanos, que detém poder de "mudar as águas em sangue".

Leia mais no especial sobre os acidentes nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página