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25/09/2001 - 21h13

Prêmio Folha iBrands fotografa o mundo da internet

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ESTANISLAU MARIA
da Revista da Folha

"Qual a primeira primeira marca que lhe vem à cabeça quando você pensa em internet?" Essa pergunta foi repetida 2.035 vezes, em todo o Brasil, na inédita pesquisa Folha iBrands, uma iniciativa da Folha Online, iBest Company e Datafolha.

O levantamento elenca, em 21 categorias, as marcas mais lembradas na rede. Os resultados serão apresentados nesta noite em cerimônia realizada em São Paulo.

A pesquisa segue os moldes do "Top of Mind", que a Folha realiza desde 1993. "Enquanto o 'Top of Mind' aponta as marcas mais lembradas da chamada economia real, o Folha iBrands faz o mesmo para o mundo virtual", explica Mauro Francisco Paulino, 41, diretor-geral do Datafolha.

Segundo Luciano Monteiro, 33, diretor de produtos da Folha Online, a pesquisa vai orientar as empresas em como investir para construir uma marca na internet.

O iBest Company participa da iniciativa com o know-how de quem entrega, desde 1995, o iBest, o maior e mais tradicional prêmio da internet no Brasil, México e Espanha. "É o primeiro estudo do gênero no país. Abrangente, com entrevistas pessoais e metodologia científica, garante uma margem de erro de apenas dois pontos percentuais", diz o presidente da iBest Company, Marcos Wettreich, 37.

Junto com a pesquisa foi criado o prêmio Folha iBrands, entregue às empresas das marcas mais lembradas.

Como foi feita a pesquisa

O Datafolha ouviu 11.201 pessoas que acessam a internet para traçar um perfil completo dos usuários da rede. Desses, foram entrevistados 2.035 internautas que se conectam pelo menos uma vez por semana sobre as marcas mais famosas.

A pesquisa foi feita em agosto, por amostragem estratificada por sexo e idade nas 27 capitais do país e em mais 110 cidades de pequeno, médio e grande porte, com sorteio aleatório dos entrevistados e respostas espontâneas.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, dentro de um intervalo de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem realizados cem levantamentos simultâneos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro.

Depois de citar a primeira marca que lhe vinha à cabeça, em cada categoria, o entrevistado era questionado: "E quais as outras?" As respostas apontaram a lembrança geral de marcas, o chamado "awareness", usado como critério de desempate.

Dessa forma, nas categorias em que a diferença entre as marcas era de até quatro pontos, a que tinha maior pontuação no awareness era a vencedora.

Os parceiros

A Folha Online é o site de notícias com maior audiência da internet brasileira: são 84 milhões de page views mensais e 124 mil leitores por dia, aferidos por auditoria do IVC (Instituto Verificador de Circulação). O site tem hoje nove editorias diárias, serviços de interatividade e coberturas especiais para os principais eventos.

O Datafolha, criado em 1983, faz pesquisas independentes dentro e fora do Brasil. O instituto, reconhecido por sua atuação nas pesquisas eleitorais, ocupa hoje um lugar de destaque na realização de levantamentos para diversas empresas.

A iBest Company lançou em 1995 o prêmio iBest para destacar os melhores sites. O iBest 2001 recebeu 30 mil inscrições de sites em suas 48 diferentes categorias e mais de 3 milhões de votos.

Leia mais sobre o prêmio Folha iBrands
 

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