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25/09/2001
-
21h45
GIEDRE MOURA
da Revista da Folha
Quatro marcas empataram na categoria sites de música. Som Livre, Usina do Som, Napster e MTV foram os mais apontados, sendo que a Som Livre, assim como na categoria loja de CD, livro e vídeo levou novamente vantagem nas regiões Nordeste, Norte/Centro-Oeste, onde obteve 9% e 8% das citações.
Apesar de todos abordarem música, cada site possui um foco diferenciado. Na Som Livre o objetivo é a venda de CDs; a Usina do Som foi pioneira no conceito de rádio on-line; a MTV vê a página como uma extensão do canal de TV; e o Napster era um programa on-line para troca de arquivos de som, que saiu do ar.
Antônio Pezzela, diretor de marketing da Som Livre.com, acredita que o site foi vencedor nesta categoria justamente por unir a possibilidade de compra do CD ao conteúdo com trechos de músicas, biografias e reportagens sobre os artistas. "Tem muita gente que entra na página para saber sobre lançamentos, consultar o catálogo. Navegam, informam-se, mas não compram", afirma Pezzella.
Já o site da MTV foi lançado em 1997 com o objetivo de ampliar o canal de comunicação com o telespectador e atingir também internautas que estão em cidades onde o sinal da emissora não está disponível. O site também dá ao telespectador possibilidades como assistir making ofs de videoclipes.
Mas a alma do site da MTV é a interação. "Recebemos aproximadamente 10 mil e-mails por mês e um milhão de visitantes", afirma Sandra Jimenez, gerente-sênior de tecnologia e internet da MTV.
Se a emissora saiu da TV para o mundo virtual, a Usina do Som quer o contrário: partir da internet para novas mídias. "O plano inclui adquirir um dia, por exemplo, um canal de TV e uma revista. Ou seja, ir para novas mídias", diz Tercio Pacitti, diretor do site, que tem 1,3 milhão de usuários registrados.
O Napster, programa para a troca de música on-line, está bloqueado e deve voltar ao ar até o final do ano, mas cobrando pelo serviço.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
Folha iBrands: Quatro marcas empatam na categoria música
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da Revista da Folha
Quatro marcas empataram na categoria sites de música. Som Livre, Usina do Som, Napster e MTV foram os mais apontados, sendo que a Som Livre, assim como na categoria loja de CD, livro e vídeo levou novamente vantagem nas regiões Nordeste, Norte/Centro-Oeste, onde obteve 9% e 8% das citações.
Apesar de todos abordarem música, cada site possui um foco diferenciado. Na Som Livre o objetivo é a venda de CDs; a Usina do Som foi pioneira no conceito de rádio on-line; a MTV vê a página como uma extensão do canal de TV; e o Napster era um programa on-line para troca de arquivos de som, que saiu do ar.
Antônio Pezzela, diretor de marketing da Som Livre.com, acredita que o site foi vencedor nesta categoria justamente por unir a possibilidade de compra do CD ao conteúdo com trechos de músicas, biografias e reportagens sobre os artistas. "Tem muita gente que entra na página para saber sobre lançamentos, consultar o catálogo. Navegam, informam-se, mas não compram", afirma Pezzella.
Já o site da MTV foi lançado em 1997 com o objetivo de ampliar o canal de comunicação com o telespectador e atingir também internautas que estão em cidades onde o sinal da emissora não está disponível. O site também dá ao telespectador possibilidades como assistir making ofs de videoclipes.
Mas a alma do site da MTV é a interação. "Recebemos aproximadamente 10 mil e-mails por mês e um milhão de visitantes", afirma Sandra Jimenez, gerente-sênior de tecnologia e internet da MTV.
Se a emissora saiu da TV para o mundo virtual, a Usina do Som quer o contrário: partir da internet para novas mídias. "O plano inclui adquirir um dia, por exemplo, um canal de TV e uma revista. Ou seja, ir para novas mídias", diz Tercio Pacitti, diretor do site, que tem 1,3 milhão de usuários registrados.
O Napster, programa para a troca de música on-line, está bloqueado e deve voltar ao ar até o final do ano, mas cobrando pelo serviço.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
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