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25/09/2001 - 21h30

Folha iBrands: Americanas.com vence como loja de departamento

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ESTANISLAU MARIA
da Revista da Folha

Com o nome da rede de lojas populares, Americanas.com invadiu as ondas da internet atrás dos público das classes A e B.

A estratégia de associar o nome.com com a rede de 96 lojas e 20 milhões de clientes mensais no país parece estar dando certo. A marca Americanas foi a mais lembrada por 12% dos internautas pesquisados no país e também liderou em todas as regiões, nas áreas metropolitanas e no interior.

Em segundo lugar na pesquisa, a C&A atingiu 4%, média nacional e por região. As demais marcas lembradas não passaram de 1% cada.

Por região, a C&A, que teve 7% no Nordeste e 5% nas demais, dividiu o segundo lugar em empates técnicos com outras lojas: Ponto Frio (2%), no Sudeste; Renner (4%), no Sul; Riachuelo e Submarino (ambas com 3%), no Nordeste, e uma embolada com Shoptime (2%), Riachuelo (4%), Submarino (2%), Bemol (3%) e Yamada (2%), no Norte/Centro-Oeste.

Em maio passado, a Americanas.com já havia sido premiada com os troféus iBest-2001: Revelação e Melhor B2C (negócios direto com o consumidor).

Fundada em setembro de 1999, a Americanas.com é propriedade conjunta da Lojas Americanas, dos funcionários da Americanas.com e das empresas do mercado financeiro JP Morgan Partners, Flatiron Partners, Next International, Global Bridge Ventures (Vectis Group) e AIG Capital Partners.

Para a direção da empresa, além da marca conhecida, a loja virtual busca o melhor relacionamento com fornecedores e clientes e procura manter sempre sistemas de suporte eficientes e preços baixos.

"O desempenho do primeiro semestre reflete o nosso esforço em alavancar a marca de Lojas Americanas com o público A e B", diz Renato Drumond, diretor comercial da Americanas.com.

Além da consolidação da marca, a loja anuncia que está vendendo muito. No primeiro semestre, teve um faturamento cinco vezes maior que o do mesmo período do ano passado. A loja virtual vendeu R$ 23,1 milhões, com lucros de R$ 4 milhões.

"Em 2001, a empresa crescerá 300% comparado ao volume negociado no ano passado", afirma Drumond.

Segundo dados da empresa, 300 mil pessoas visitam a loja virtual todos os meses, dos quais 6% fazem compras.

Os chamados clientes fiéis, aqueles que realizam no mínimo duas compras em um período de seis meses, representam mais de 50% do total de compradores. A loja virtual conta hoje com 200 mil clientes ativos.

A Americanas.com oferece cerca de 30 mil produtos, entre CDs, DVDs, brinquedos, equipamentos para esporte e lazer, cosméticos e perfumaria, meias e lingerie, bebê, utilidades domésticas, eletrodomésticos, cama, mesa e banho; eletrônicos, informática, telefones e celulares, relógios e óculos.

Para atrair novos clientes, o site ainda mantém quiosques com computadores em 25 filiais da Lojas Americanas situadas na região metropolitana do Rio.

O nível total de lembranças na internet revelado na pesquisa Folha iBrands aponta que o mercado ainda é pequeno e pode se expandir. Mais da metade (56%) respondeu não saber ou não lembrar de uma loja de departamentos na rede. E 12% dos entrevistados respondeu "nenhuma". Isso resulta 68% de consumidores em internet que "dão um branco", quando se fala de loja de departamentos.com.

Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
 

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