Publicidade
Publicidade
25/09/2001
-
21h30
ESTANISLAU MARIA
da Revista da Folha
Com o nome da rede de lojas populares, Americanas.com invadiu as ondas da internet atrás dos público das classes A e B.
A estratégia de associar o nome.com com a rede de 96 lojas e 20 milhões de clientes mensais no país parece estar dando certo. A marca Americanas foi a mais lembrada por 12% dos internautas pesquisados no país e também liderou em todas as regiões, nas áreas metropolitanas e no interior.
Em segundo lugar na pesquisa, a C&A atingiu 4%, média nacional e por região. As demais marcas lembradas não passaram de 1% cada.
Por região, a C&A, que teve 7% no Nordeste e 5% nas demais, dividiu o segundo lugar em empates técnicos com outras lojas: Ponto Frio (2%), no Sudeste; Renner (4%), no Sul; Riachuelo e Submarino (ambas com 3%), no Nordeste, e uma embolada com Shoptime (2%), Riachuelo (4%), Submarino (2%), Bemol (3%) e Yamada (2%), no Norte/Centro-Oeste.
Em maio passado, a Americanas.com já havia sido premiada com os troféus iBest-2001: Revelação e Melhor B2C (negócios direto com o consumidor).
Fundada em setembro de 1999, a Americanas.com é propriedade conjunta da Lojas Americanas, dos funcionários da Americanas.com e das empresas do mercado financeiro JP Morgan Partners, Flatiron Partners, Next International, Global Bridge Ventures (Vectis Group) e AIG Capital Partners.
Para a direção da empresa, além da marca conhecida, a loja virtual busca o melhor relacionamento com fornecedores e clientes e procura manter sempre sistemas de suporte eficientes e preços baixos.
"O desempenho do primeiro semestre reflete o nosso esforço em alavancar a marca de Lojas Americanas com o público A e B", diz Renato Drumond, diretor comercial da Americanas.com.
Além da consolidação da marca, a loja anuncia que está vendendo muito. No primeiro semestre, teve um faturamento cinco vezes maior que o do mesmo período do ano passado. A loja virtual vendeu R$ 23,1 milhões, com lucros de R$ 4 milhões.
"Em 2001, a empresa crescerá 300% comparado ao volume negociado no ano passado", afirma Drumond.
Segundo dados da empresa, 300 mil pessoas visitam a loja virtual todos os meses, dos quais 6% fazem compras.
Os chamados clientes fiéis, aqueles que realizam no mínimo duas compras em um período de seis meses, representam mais de 50% do total de compradores. A loja virtual conta hoje com 200 mil clientes ativos.
A Americanas.com oferece cerca de 30 mil produtos, entre CDs, DVDs, brinquedos, equipamentos para esporte e lazer, cosméticos e perfumaria, meias e lingerie, bebê, utilidades domésticas, eletrodomésticos, cama, mesa e banho; eletrônicos, informática, telefones e celulares, relógios e óculos.
Para atrair novos clientes, o site ainda mantém quiosques com computadores em 25 filiais da Lojas Americanas situadas na região metropolitana do Rio.
O nível total de lembranças na internet revelado na pesquisa Folha iBrands aponta que o mercado ainda é pequeno e pode se expandir. Mais da metade (56%) respondeu não saber ou não lembrar de uma loja de departamentos na rede. E 12% dos entrevistados respondeu "nenhuma". Isso resulta 68% de consumidores em internet que "dão um branco", quando se fala de loja de departamentos.com.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
Folha iBrands: Americanas.com vence como loja de departamento
Publicidade
da Revista da Folha
Com o nome da rede de lojas populares, Americanas.com invadiu as ondas da internet atrás dos público das classes A e B.
A estratégia de associar o nome.com com a rede de 96 lojas e 20 milhões de clientes mensais no país parece estar dando certo. A marca Americanas foi a mais lembrada por 12% dos internautas pesquisados no país e também liderou em todas as regiões, nas áreas metropolitanas e no interior.
Em segundo lugar na pesquisa, a C&A atingiu 4%, média nacional e por região. As demais marcas lembradas não passaram de 1% cada.
Por região, a C&A, que teve 7% no Nordeste e 5% nas demais, dividiu o segundo lugar em empates técnicos com outras lojas: Ponto Frio (2%), no Sudeste; Renner (4%), no Sul; Riachuelo e Submarino (ambas com 3%), no Nordeste, e uma embolada com Shoptime (2%), Riachuelo (4%), Submarino (2%), Bemol (3%) e Yamada (2%), no Norte/Centro-Oeste.
Em maio passado, a Americanas.com já havia sido premiada com os troféus iBest-2001: Revelação e Melhor B2C (negócios direto com o consumidor).
Fundada em setembro de 1999, a Americanas.com é propriedade conjunta da Lojas Americanas, dos funcionários da Americanas.com e das empresas do mercado financeiro JP Morgan Partners, Flatiron Partners, Next International, Global Bridge Ventures (Vectis Group) e AIG Capital Partners.
Para a direção da empresa, além da marca conhecida, a loja virtual busca o melhor relacionamento com fornecedores e clientes e procura manter sempre sistemas de suporte eficientes e preços baixos.
"O desempenho do primeiro semestre reflete o nosso esforço em alavancar a marca de Lojas Americanas com o público A e B", diz Renato Drumond, diretor comercial da Americanas.com.
Além da consolidação da marca, a loja anuncia que está vendendo muito. No primeiro semestre, teve um faturamento cinco vezes maior que o do mesmo período do ano passado. A loja virtual vendeu R$ 23,1 milhões, com lucros de R$ 4 milhões.
"Em 2001, a empresa crescerá 300% comparado ao volume negociado no ano passado", afirma Drumond.
Segundo dados da empresa, 300 mil pessoas visitam a loja virtual todos os meses, dos quais 6% fazem compras.
Os chamados clientes fiéis, aqueles que realizam no mínimo duas compras em um período de seis meses, representam mais de 50% do total de compradores. A loja virtual conta hoje com 200 mil clientes ativos.
A Americanas.com oferece cerca de 30 mil produtos, entre CDs, DVDs, brinquedos, equipamentos para esporte e lazer, cosméticos e perfumaria, meias e lingerie, bebê, utilidades domésticas, eletrodomésticos, cama, mesa e banho; eletrônicos, informática, telefones e celulares, relógios e óculos.
Para atrair novos clientes, o site ainda mantém quiosques com computadores em 25 filiais da Lojas Americanas situadas na região metropolitana do Rio.
O nível total de lembranças na internet revelado na pesquisa Folha iBrands aponta que o mercado ainda é pequeno e pode se expandir. Mais da metade (56%) respondeu não saber ou não lembrar de uma loja de departamentos na rede. E 12% dos entrevistados respondeu "nenhuma". Isso resulta 68% de consumidores em internet que "dão um branco", quando se fala de loja de departamentos.com.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas