Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 22h15

Folha iBrands: Telemar é a mais conhecida na telefonia fixa

Publicidade

ELVIRA LOBATO
da Folha de S.Paulo

A Telemar é a empresa de telefonia fixa mais conhecida pelos internautas do país. Sua marca se destaca inclusive fora da extensa área de concessão da companhia -formada por 16 Estados- que vai do Rio de Janeiro ao Amazonas.

A Telemar foi citada por 21% do total dos entrevistados como a primeira marca que lhes vem à cabeça em matéria de telefonia fixa. O percentual sobe para 23% na região Sudeste e para 47% no Nordeste.

Até aí, tudo previsível, uma vez que a companhia atua em todo o Nordeste e em grande parte do Sudeste. O que chama a atenção são os 19% que ela obteve no Centro-Oeste, que não faz parte de sua área de concessão.

Segundo o diretor de marketing da Telemar, George Moraes, a consolidação da marca além da área de concessão da companhia é resultado de uma estratégia deliberada e cuidadosamente planejada, em função dos planos futuros da empresa.

Em janeiro do ano que vem, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) abrirá o mercado de telefonia para plena competição. As atuais concessionárias de telefonia fixa poderão expandir suas atividades para as outras regiões, desde que antecipem o cumprimento das metas de expansão de linhas para dezembro de 2003 nos contratos de concessão.

Moraes diz que o esforço de antecipação de metas está consumindo R$ 8,4 bilhões em investimentos neste ano. Uma das exigências da Anatel é a eliminação das filas de espera para compra do telefone, o que vem obrigando a empresa a instalar 10 mil aparelhos por dia, em média, no Rio de Janeiro.

Para George Moraes, o crescimento acelerado do número de linhas é a principal fator de divulgação da marca Telemar dentro de sua área atual de concessão. Desde que a companhia foi privatizada (em julho de 1998), 9 milhões de novos assinantes foram incorporados à rede, que hoje soma 16,3 milhões de linhas instaladas. De acordo com os dados da empresa, 43% das classes D e E já possuem telefone em casa. Na privatização, esse índice era de 10%.

A consolidação da marca fora da área de concessão vem sendo obtida com campanha publicitária nacional. A Telemar é a principal patrocinadora do ''Jornal Nacional'', da TV Globo, o que significa veiculação diária de anúncios para todo o país.

Segundo George Moraes, a empresa busca associar sua marca à imagem de empresa brasileira, de modernidade e de inovação tecnológica. ''Se tem Brasil, a Telemar vai lá'', diz o slogan da companhia.

Demais colocados A segunda marca mais citada no campo da telefonia fixa foi a da Telefonica, que atua no Estado de São Paulo. Em terceiro lugar, foi citada a Embratel, que oferece interurbanos e ligações internacionais em todo o país.

Em quarto lugar aparecem, emboladas, as marcas Telepar, Telesc, Intelig, CRT e Brasil Telecom, todas com 2% do total das respostas.

Com exceção da Intelig (que é a empresa concorrente da Embratel nas ligações de longa distância), todas as demais fazem parte da organização Brasil Telecom. Telepar, Telesc e CRT correspondem às operações da holding nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isso mostra que parte dos internautas ainda não associa a telefonia fixa nos três Estados à marca Brasil Telecom.

Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página