Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 21h40

Folha iBrands: Cadê? vence entre os sites de busca

Publicidade

RODOLFO LUCENA
da Folha de S.Paulo

O resultado da pesquisa na área de mecanismos de busca talvez seja o mais revelador do perfil do internauta e de seus padrões de navegação. De forma acachapante, o Cadê? -nascido brasileiro e hoje parte da multinacional StarMedia- é disparado a marca mais lembrada, ficando quase 30 pontos à frente do segundo colocado, o Yahoo!.

Para que se tenha uma idéia do que significa a vitória do Cadê?, basta dizer que os sites do Yahoo! estão na liderança dos mais visitados no mundo todo. No ranking de pesquisas Nielsen/NetRatings relativo à segunda semana de setembro, o Yahoo! estava em segundo lugar, com 29,06 milhões de visitantes, atrás apenas dos sites da AOL Time Warner, com 38,29 milhões.

O resultado mostra que o internauta prefere fazer suas pesquisas usando um mecanismo de busca em português, que encaminha para páginas na língua pátria. Em suma, busca facilidade.

Mostra também que os grandes mecanismos internacionais de busca, a começar pelo próprio Yahoo!, talvez ainda não tenham conseguido mostrar que também pesquisam em português, que têm até home pages brasileiras.

Essa falha ou descaso na comunicação pode ser uma explicação para o fato de o Google (tido como um dos melhores mecanismos de busca, apresentando quantidade e qualidade de resultados) não estar nem sequer no segundo pelotão.

O fato é que o Cadê? parece mesmo ter encarnado a brasilidade para os internautas. A história do serviço é semelhante à de outras empresas de sucesso na internet: nasceu da disposição de micreiros dedicados, os engenheiros de sistemas Fábio de Oliveira e Gustavo Viberti, que lançaram a primeira versão do sistema em setembro de 1995.

O serviço se define como um catálogo de páginas, organizadas por assunto, em diretórios. Essa classificação é feita por gente de carne e osso, os editores, que verificam o conteúdo das páginas -uma operação diferente da de ferramentas como AltaVista, Excite e Lycos, que baseiam suas buscas em conteúdo gerado automaticamente por programas-robôs, que visitam as páginas e fazem a indexação.

A velocidade de crescimento do serviço acompanha o ritmo da internet brasileira. Em 1996, foi lançado um guia impresso com 2.000 endereços do Cadê?. Em maio do mesmo ano, o serviço já tinha 3.100 páginas. Hoje, mais de 360 mil páginas brasileiras estão listadas no catálogo.

E o Cadê? também virou um grande negócio para seus criadores, que o venderam para a multinacional StarMedia. O valor do negócio, segundo números divulgados na época (1999), foi de US$ 5,32 milhões.

Além do sistema para busca de páginas na internet, o Cadê? apresenta ainda outros recursos, a começar com a oferta gratuita de uma conta de webmail. Na sua área específica, tem mecanismos de busca especializada, como nas áreas de DVDs, livros e páginas WAP (criadas para serem vistas em telefones celulares ou outros mecanismos de acesso sem fio à internet).

Outro link destacado na home page do serviço é o Top Cadê?, sites selecionados pelos editores do serviço, que baseiam sua escolha na quantidade e qualidade das informações apresentadas, além do design das páginas. No final do mês, os usuários do Cadê? podem votar nos sites indicados, escolhendo o melhor do período.

A home page do Cadê? também apresenta notícias, permite a criação gratuita de conta de e-mail e oferece links para outros recursos do portal StarMedia, como a seção de bate-papo.

Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página