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25/09/2001
-
21h50
GIEDRE MOURA
da Revista da Folha
O poder da marca Coca-Cola é tão grande que mesmo sem site, foi a marca mais lembrada na categoria de bebidas, com 10% das indicações. O portal da Coca-Cola entrou no ar em 1º de setembro deste ano, quatro dias após o término das entrevistas feitas pelo Datafolha.
Em segundo lugar aparecem tecnicamente empatadas as três marcas de cerveja da Ambev, Skol (4%), Antarctica (3%) e Brahma (3%).
Antes do lançamento do site que está na rede, a Coca-Cola mantinha na internet alguns projetos isolados, como a página da Coca-Cola Light, voltada à divulgação da agenda para shows e festas das grandes cidades. "Fomos citados em virtude da força da marca Coca-Cola, pois só agora fizemos o nosso grande investimento em web", afirma o vice-presidente de marketing da companhia, Fernando Mazzarolo.
E se até então a estratégia da companhia de refrigerantes era sutil, Mazzarolo promete uma guinada. Com um site desenvolvido no conceito de portal, com informações para o público jovem, como programação de shows e cinemas, além de toda a história do refrigerante, uma grande campanha publicitária está prevista para outubro, com divulgação em todas as mídias e também nos próprios produtos. "Quem observar as novas embalagens da Coca-Cola verá o www impresso. A internet é mais uma forma de fidelizar o consumidor, mas ainda é cedo para medir o retorno do nosso site", completa Mazzarolo.
Realmente a indústria de bebidas parece ter despertado tarde para a internet, pois 69% dos entrevistados não se lembraram de nenhuma marca, atingindo o percentual de 73% na região Sudeste e um melhor desempenho na região Nordeste, onde 59% não mencionaram qualquer marca.
Apesar de estar na internet desde 94, com um site institucional da Brahma, as três marcas que compõem a Ambev hoje, somando a Antarctica e Skol passaram a investir mais forte na internet neste ano.
Com um orçamento de R$ 330 milhões destinados anualmente à divulgação das marcas, a Ambev não revela quanto é voltado para o mercado on-line, mas afirma que os números são crescentes. "Trata-se de uma mídia nova e poderosa. O desenho de cada site hoje é voltado a dar suporte ao conceito de cada uma das marcas", diz Gustavo Fagundes, gerente de marketing de cervejas da Ambev. No caso da Skol, exemplifica, é trabalhado o foco no público jovem; a Brahma utiliza como tema o frescor da bebida; e o site da Antarctica é ambientado em um bar, seguindo a linha dos comerciais de TV e peças publicitárias de cada marca.
Parcerias e promoções são as principais formas de divulgação das marcas na internet. A Skol, que busca fidelizar o consumidor jovem, patrocina o site da jornalista Erika Palomino, além de seções como a agenda cultural do site Oba-Oba, da página de esporte radicais 360 Graus, gravadora Trama, revista Trip, entre outros sites.
A Brahma, durante a Páscoa, realizou a promoção Ovo de Páscoa de Cerveja e associou-se ao site da revista "Playboy", utilizando o símbolo da coelhinha. "Buscamos na própria Internet um conteúdo que esteja relacionado com a marca de cada cerveja", diz Fagundes.
O site da Antarctica, lançado no mês de julho, teve nos primeiros 45 dias de atividade 368 mil páginas vistas.
Já o da Brahma, mais antigo, em uma promoção durante o Carnaval de 2001 na qual sorteava um lugar no camarote para o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, contabilizou 15 mil participantes em 15 dias.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
Folha iBrands: Coca-cola vence mesmo sem site
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da Revista da Folha
O poder da marca Coca-Cola é tão grande que mesmo sem site, foi a marca mais lembrada na categoria de bebidas, com 10% das indicações. O portal da Coca-Cola entrou no ar em 1º de setembro deste ano, quatro dias após o término das entrevistas feitas pelo Datafolha.
Em segundo lugar aparecem tecnicamente empatadas as três marcas de cerveja da Ambev, Skol (4%), Antarctica (3%) e Brahma (3%).
Antes do lançamento do site que está na rede, a Coca-Cola mantinha na internet alguns projetos isolados, como a página da Coca-Cola Light, voltada à divulgação da agenda para shows e festas das grandes cidades. "Fomos citados em virtude da força da marca Coca-Cola, pois só agora fizemos o nosso grande investimento em web", afirma o vice-presidente de marketing da companhia, Fernando Mazzarolo.
E se até então a estratégia da companhia de refrigerantes era sutil, Mazzarolo promete uma guinada. Com um site desenvolvido no conceito de portal, com informações para o público jovem, como programação de shows e cinemas, além de toda a história do refrigerante, uma grande campanha publicitária está prevista para outubro, com divulgação em todas as mídias e também nos próprios produtos. "Quem observar as novas embalagens da Coca-Cola verá o www impresso. A internet é mais uma forma de fidelizar o consumidor, mas ainda é cedo para medir o retorno do nosso site", completa Mazzarolo.
Realmente a indústria de bebidas parece ter despertado tarde para a internet, pois 69% dos entrevistados não se lembraram de nenhuma marca, atingindo o percentual de 73% na região Sudeste e um melhor desempenho na região Nordeste, onde 59% não mencionaram qualquer marca.
Apesar de estar na internet desde 94, com um site institucional da Brahma, as três marcas que compõem a Ambev hoje, somando a Antarctica e Skol passaram a investir mais forte na internet neste ano.
Com um orçamento de R$ 330 milhões destinados anualmente à divulgação das marcas, a Ambev não revela quanto é voltado para o mercado on-line, mas afirma que os números são crescentes. "Trata-se de uma mídia nova e poderosa. O desenho de cada site hoje é voltado a dar suporte ao conceito de cada uma das marcas", diz Gustavo Fagundes, gerente de marketing de cervejas da Ambev. No caso da Skol, exemplifica, é trabalhado o foco no público jovem; a Brahma utiliza como tema o frescor da bebida; e o site da Antarctica é ambientado em um bar, seguindo a linha dos comerciais de TV e peças publicitárias de cada marca.
Parcerias e promoções são as principais formas de divulgação das marcas na internet. A Skol, que busca fidelizar o consumidor jovem, patrocina o site da jornalista Erika Palomino, além de seções como a agenda cultural do site Oba-Oba, da página de esporte radicais 360 Graus, gravadora Trama, revista Trip, entre outros sites.
A Brahma, durante a Páscoa, realizou a promoção Ovo de Páscoa de Cerveja e associou-se ao site da revista "Playboy", utilizando o símbolo da coelhinha. "Buscamos na própria Internet um conteúdo que esteja relacionado com a marca de cada cerveja", diz Fagundes.
O site da Antarctica, lançado no mês de julho, teve nos primeiros 45 dias de atividade 368 mil páginas vistas.
Já o da Brahma, mais antigo, em uma promoção durante o Carnaval de 2001 na qual sorteava um lugar no camarote para o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, contabilizou 15 mil participantes em 15 dias.
Leia mais sobre a pesquisa Folha iBrands
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