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25/09/2001 - 22h25

Folha iBrands: Três marcas lideram em eletroeletrônicos

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ESTANISLAU MARIA
da Revista da Folha

Eclética. Assim é a lembrança dos internautas brasileiros na categoria eletroeletrônicos. Na lista completa, com todas as marcas citadas, figuram fabricantes de aparelhos de som e vídeo (como Sharp, LG e Panasonic), produtores de eletrodomésticos (como Cônsul, Walita e Arno), lojas reais e virtuais (como Americanas e Ponto Frio), lojas virtuais (como Submarino) e até a Nokia, que fabrica telefones celulares.

O pódio da categoria não podia fugir à essa diversidade e traz três marcas em empate técnico: Sony (7% de citações), Philips (3%) e Brastemp (3%). Uma ligada a som, imagem, produção de cinema, entretenimento e canais de TV a cabo, uma tradicional fabricante de som e televisores e uma gigante da chamada linha branca -máquinas de lavar, fogão, freezer, geladeira.

A disputa só foi mais folgada na região Norte/Centro-Oeste, onde a Sony teve 10% contra 4% de Philips e Brastemp. No resto do país, as três ficam emboladas em primeiro lugar, dentro da margem de erro, com citações entre 3% e 7%.

Nem no critério de desempate, as marcas se distanciaram. E mantiveram uma diferença dentro da margem de erro Sony (9%), Philips (8%) e Brastemp (5%).

De olho no público internauta, a Philips investe no perfil da "marca jovem, tecnológica e ligada a seu tempo". "Usualmente, quando lançamos um novo produto importante, criamos simultaneamente um hot site, que comunica os diferenciais do produto, sempre com as ferramentas mais modernas e impactantes", disse o gerente de marketing da Philips, Patrick Degenhardt.

A Sony vai mais adiante para difundir a marca e trabalha com o conceito de "rede de valor onipresente". "A expectativa é que, no futuro, todos estejam ligados à rede com um produto da corporação", disse o gerente de marketing eletrônico da Sony, Lúcio Pereira. Para tanto, a Sony prepara a entrada no Brasil do Vaio, um notebook para multimídia vendido nos EUA, Japão e Europa.

A Brastemp procura manter seu site como um consultor para o internauta. "O foco é prestar serviço para o consumidor que quer informações", disse a gerente de comunicação e pesquisa de mercado, Marcela Bastos Cimatti.

"Mas também não é um catálogo virtual. Queremos aproveitar todas as potencialidades do site para que seja um meio de comunicação com a empresa", completou.

Desde 1998 na rede, o site da Sony engloba os produtos eletrônicos da empresa e os de entretenimento: a Columbia Pictures (estúdio de cinema), a Sony Music (gravadora) e a AXN (canal de TV a cabo). Mas os carros-chefes ainda são as informações sobre som automotivo e os modelos de home theatre.

A Philips também trabalha sua marca com estratégias para empresas, como hotéis, hospitais e revendas de informática. "Criamos sites especiais aliados ao trabalho de mala direta", afirmou Degenhardt.

Com o site reformulado desde maio deste ano, a Brastemp está no ar desde 1996 e, das três empresas, é a única que faz vendas pela internet no Brasil. Comercializa os eletroportáteis, como blenders e mixers.

Seguindo a máxima de ser "o segredo a alma do negócio", nenhuma das empresas revela quanto investiu em marketing ou quanto pretende investir no próximo ano. Nem o número de page views as mais citadas entre os eletroeletrônicos quiseram divulgar.

"Os investimenos são expressivos e crescentes." A declaração pouco esclarecedora da executiva da Brastemp resume as evasivas ditas também por seus concorrentes.

Dos entrevistados, 58% não citaram nenhuma marca, não souberam ou não lembraram. Os mais "esquecidos" foram os moradores do Sul, com 10% de respotas "nenhuma" e 56% de repostas "não sei" ou "não lembro". Isso aponta que só um em cada três internautas nessa região lembrou de uma marca de eletroeletrônico.

Os índices de lembrança, conforme o tamanho da cidade, ficaram em empate técnico: 41% citaram alguma marca nas regiões metropolitanas e 44%, no interior.

Leia mais sobre o prêmio Folha iBrands
 

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