Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2001 - 11h19

Autores de atentado nos EUA trocaram mensagens ocultas pela web

Publicidade

da Folha Online*

Os agentes da inteligência norte-americana estão investigando possíveis mensagens trocadas na internet pela rede terrorista responsável pelos atentados do dia 11 de setembro nos Estados Unidos.

Segundo fontes não identificadas do FBI, há uma crescente evidência de que os terroristas que sequestraram os aviões e seus cúmplices utilizaram artifícios tecnológicos para dificultar o rastreamento de mensagens trocadas na web.

De acordo com a fonte, mensagens e imagens inocentes encobriram informações sobre os planos terroristas.

Além disso, os sequestradores utilizaram locações públicas com conexão à internet, como hotéis e bibliotecas, tornando mais difícil o rastreamento de informações ou de dados sobre a identidade dos terroristas.

Para Marc Enger, antigo diretor da inteligência da Força Aérea norte-americana, alguns agentes dos Estados Unidos relataram que a rede terrorista utilizou uma tática conhecida como steganography para ocultar mensagens.

A tecnologia é capaz de esconder bits de uma mensagem secreta aos dados de e-mails comuns ou imagens. Dessa forma, a mensagem transmitida passa despercebida.

Segundo o presidente George W. Bush, cerca de 150 pessoas estão presas sob suspeitas de terem conexões com Osama bin Laden, dissidente saudita apontado pelos Estados Unidos como autor dos atentados.

*com agências internacionais

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página