Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2002 - 17h08

Veja dicas para aumentar a velocidade de seu modem

Publicidade

Pergunta:
Tenho um modem de 33,6 Kbps. Quando baixo um arquivo, a velocidade geralmente não passa de 3 Kbytes por segundo. Há como configurar o modem para aumentar essa taxa?
Felipe Lima
(frl83@bol.com.br)

Folha Online:

Muitos internautas perguntam sobre a configuração do modem no Windows, principalmente porque nas propriedades da placa no Painel de Controle há uma espécie de "regulagem" de velocidade.

Mas essa configuração não influencia a taxa de bytes por segundo nos seus downloads. Isso porque há a limitação física do próprio modem, que, no seu caso, é de 33,6 Kbps (milhares de bits por segundo).

Se você considerar que cada byte é composto por oito bits, essa taxa de 33,6 Kbps, o máximo que seu modem pode conseguir numa transferência, em média, é 4,2 kbytes por segundo.

Mas os modems geralmente não trabalham no máximo de sua potência. Isso porque, no Brasil, a infra-estrutura das linhas de telefonia é defasada —o que prejudica o tráfego de dados— e os provedores de trabalham com o mínimo possível de servidores de conexão —o que congestiona o tráfego.

Para evitar esse último inconveniente, quando você quiser mais velocidade, procure horários mortos, como o meio da tarde durante a semana, ou entre 6h e 8h. Os horários de pico são as madrugadas, por causa da política de cobrança das empresas de telefonia, e os fins de semana.

Por configuração, não é possível acelerar um download em si, mas o carregamento de páginas na internet por exemplo. Há programas que carregam subpáginas de um site acessado, o que otimiza seu tempo de visita. Para encontrá-los, vá ao site www.donwload.com e faça uma busca pelos termos "download" e "speed".

Caso você tenha uma placa fax-modem de uma boa marca, nem pense em trocá-la por uma 56,6 Kbps —você não terá o dobro da velocidade. Por experiência própria, com 56,6 Kbps não é possível ultrapassar a barreira dos 4 Kbytes por segundo. Aliás, essa é uma média rara. O normal é entre 2,5 Kbytes e 3 Kbytes por segundo mesmo.

O ideal, nesse momento, é esperar. Isso porque a geração de modems de telefonia fixa já chegou no limite —não haverá tecnologia posterior ao v.92, novo padrão para modems lançado no ano passado. A velocidade da conexão por linha telefônica comum continuará no máximo em 56,6 Kbps.

Por outro lado, banda larga ainda é privilégio de poucos. Com a queda nos preços, no seu caso, talvez compense passar direto para o acesso via ADSL (como o Speedy, da Telefônica) ou a cabo (como o Ajato ou o Vírtua).

Dúvidas? Tire as suas em Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

Celulares | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página