Informática
27/03/2002 - 04h20

Canal Aberto: Antivírus em micro evita a formatação

Publicidade
JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S.Paulo

Pergunta
"Sempre sou vítima de vírus pegos pela internet. Isso me incomoda muito porque toda vez que sou atacada tenho de formatar o meu PC. Gostaria de saber o que devo fazer para evitar os vírus pegos por páginas da internet. Toda e qualquer página pode esconder um vírus?"
(Ludmila)

Resposta
Mesmo estando contaminado com um vírus, seu microcomputador não precisa ser formatado. Essa é uma atitude muito drástica.

O problema pode ser eliminado com a instalação de um programa antivírus. Só existem duas formas de evitar que o seu micro seja infectado por um vírus de páginas da internet.

A primeira é não acessar as páginas, o que parece impossível. A segunda é ter um antivírus instalado em seu computador. Como você não sabe quais páginas podem estar eventualmente contaminadas, utilizar o antivírus sempre é fundamental. Só que não basta tê-lo em seu computador. É preciso tomar o cuidado de mantê-lo atualizado semanalmente.

De acordo com as empresas que fabricam esses produtos, aparecem diariamente entre cinco e 15 novos vírus. Essas empresas disponibilizam listas de vírus atualizadas que podem ser baixadas automaticamente pelo programa antivírus ou da maneira que você preferir.

Recentemente tive uma das máquinas que uso contaminada por um vírus. Isso só aconteceu porque eu não tinha atualizado a lista de vírus naquela semana. Outra recomendação é comprar um antivírus em vez de usar as versões gratuitas.

Apesar de ter de gastar dinheiro com o programa, o suporte que você recebe é bem melhor, e você não corre o risco de ficar sem atualizações do produto. Para conseguir mais informações sobre alguns dos antivírus disponíveis no mercado, visite as seguintes páginas: www.trendmicro.com.br, www.symantec.com.br e www.nai.com.br.

Dúvidas? Tire as suas em Dicas & Truques
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca