Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2002 - 04h45

Ouça na rede a rádio que toca só o que você gosta

Publicidade

FREDERICO RIBEIRO
free-lance para a Folha

Se compartilhar músicas na internet está cada vez mais difícil, apenas ouvi-las é passatempo garantido. Existem milhares de rádios que transmitem via web.

Que tal a sequência Tcháikovski, Beethoven ("Nona Sinfonia") e Gershwin? Era esse o programa para o último dia 11 no site americano www.king.org. Para quem gosta de música clássica, as opções não decepcionam.

Mesmo quem não compreende a língua francesa pode acessar www.francemusiques.com ou www.radioclassique.fr (clique em "ecoutez"). De volta aos EUA, visite www.classicfm.com e www.wqxr.com. Também vale a pena consultar o site www.classicalwebcast.com, que é um portal com dezenas de links para rádios especializadas em música erudita de todo o mundo.

Os apreciadores do jazz encontram transmissões no site inglês www.jazzfm.com, no www.northwestern.edu/jazz, de uma universidade de Chicago, e no polonês www.rmf.fm (clique em "radio" e "sluchaj").

A música sertaneja está representada em www.radios.com.br/sertanejo e em www.melhordosertanejo.hpg.com.br. Para ouvir sua equivalente norte-americana, a country music, confira a página www.musikcity.com/cradio, que também traz links para pequenas rádios dos EUA e do Canadá.

Para escutar rock, o internauta encontra muitas opções. Para conhecer sites que transmitem rock brasileiro, acesse o www.portaldorock.com.br. Quem procura emissoras estrangeiras deve visitar os portais www.comfm.com e www.radiodirectory.com.

Quem gosta de música alternativa deve conhecer www.weirdsville.com, um site que faz questão de ser esquisito. Por isso mesmo, além de ter um design "diferente", reúne bandas como Robot vs. Rabbit, Sinister Kitchen, Pizza Grátis e Weirdomusic.

Três grandes portais brasileiros -Globo.com, Terra e UOL- oferecem rádios on-line, sendo que no Terra e no UOL o internauta pode escolher as músicas que quer ouvir. No Globo.com, pode criar a própria rádio.

O problema de ouvir rádio na internet é que, se a sua conexão for de baixa velocidade, a música será interrompida a todo momento. É recomendável uma conexão de no mínimo 56 Kbps.

Também é preciso ter o programa Windows Media Player (atualização disponível em www.windowsmedia.com) ou o Real Player (www.realguide.com.br).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página