Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2000 - 12h12

"Carnivore" do FBI será investigado em universidade

Publicidade

das agências internacionais

Um membro do Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse ontem que em dez dias uma universidade será selecionada para iniciar uma pesquisa sobre o "Carnivore", sistema de monitoramento da Internet criado pelo FBI (polícia federal dos EUA). O sistema tem recebido muitas críticas por possibilitar a violação de privacidade.

Stephen Colgate, assistente do procurador geral, disse que serão selecionados especialistas de uma grande universidade norte-americana para estudarem o hardware e o software do sistema, o qual tem preocupado congressistas e grupos defensores da privacidade.

O sistema permite que o FBI intercepte os e-mails de suspeitos de crimes em meio à enxurrada de dados que passam pelos provedores de acesso à Internet.

Membros do FBI dizem que os grampos feitos pelo sistema serão autorizados judicialmente e só terão por objetivo suspeitos que forem alvo de investigação.

Porém defensores da privacidade e congressistas temem que o sistema possa formar uma imensa rede onde sejam captadas informações privadas sobre atividades legais, podendo resultar em abusos.

Janet Reno, secretária de Justiça dos EUA, afirmou esperar que a universidade seja selecionada por sua especialidade em computação e habilidade em conduzir uma "completa e oportuna" pesquisa.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página