BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
Natal
  Folha Online > Interação > Natal
Cada país comemora de um jeito

CHINA
As casas são iluminadas por lanternas de papel, com árvores enfeitadas (conhecidas como "árvores de luz"), correntes e flores de papel. Lá, o Papai Noel é chamado de Dun Che Lao Ren e coloca os presentes da criançada em meias, assim como nos EUA. Como a maioria da população chinesa não é católica, a maior comemoração é o Ano Novo chinês, no final de janeiro. Nessa época, as crianças recebem roupas e brinquedos novos; pratos especiais são preparados para a ocasião.

ESTADOS UNIDOS
As tradições do Natal norte-americano são imediatamente reconhecidas pela exposição que ganharam pela televisão e acabam sendo imitadas até em países com cultura extremamente diferente. A decoração inclui lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas, guirlandas e meias penduradas na lareira. Na véspera do Natal, a vizinhança reúne-se para entoar cantigas de época, conhecidas como "Christmas Carols". As meias na lareira são para os presentes que Santa Claus (Papai Noel) deixará, já que ele sempre entra nas casas pela chaminé. Pela manhã, as crianças correm para ver seus presentes. O tradicional peru, recheado, nozes e outras frutas secas e gemada são os alimentos tradicionais da época.

ITÁLIA
As crianças italianas recebem seus presentes no dia 6 de janeiro, em comemoração à visita dos reis magos. Quem traz os presentes é uma bruxa chamada de La Befana. Para as crianças boazinhas, ela traz presentes, enquanto as malvadas recebem castigos ou um saco de carvão. Diz a lenda que os três reis magos, em sua viagem a Belém, pararam numa casa para pedir comida e abrigo a uma velha senhora. Ela recusou-se a ajudá-los, e os três continuaram sua jornada casados e famintos. Sentindo-se culpada, ela tentou encontrá-los, mas eles já estavam longe demais. Agora, ela vaga pelo mundo à procura do Menino Jesus.

JAPÃO
O Natal foi levado ao Japão por missionários cristãos. As tradições e lendas natalinas são muito apreciadas pelos japoneses, que lotam as lojas em busca de presentes para a família. As crianças japonesas têm um fascínio especial pela manjedoura de Cristo, pois os bebês japoneses não dormem em berços, e sim na cama dos pais. Os japoneses, como os norte-americanos, comem peru no Natal, decoram suas casas e cantam cantigas natalinas.

SUÉCIA
As tradições suecas são um tanto diferentes. Há cerca de cem anos, o rei Canute declarou que o Natal duraria um mês, entre 13 de dezembro e 13 de janeiro. Na noite de Natal, a filha mais velha de cada família, vestida completamente de branco e com uma faixa vermelha na cintura, coloca uma guirlanda de folhas verdes com sete velas acesas em volta de sua cabeça. Ela entrega café e bolinhos para cada membro de sua família, em seus quartos. Segundo a lenda, nessa mesma noite, um gnomo chamado Tomte deixa sua casa debaixo do chão ou de um celeiro e entrega presente para todos.

FolhaShop
 Natal
C&A
Camiseta 100% algodão
Sandália Infantil
Vestido 100% poliéster
Saraiva.com
DVD - O Grinch - Edição de Colecionador - DVD4
Livro - Mistério de natal - Jostein Gaarder
Livro - Feliz Natal, Ninoca
VHS - O Natal Mágico do Mickey - Dublado
Submarino
Palm VX
Kit Promocional DVD Player D-10 Gradiente + 10 Filmes Disney
Acústico MTV - Roberto Carlos 
Promoção: Senhor dos Anéis : Livro + Cd
Shoptime
CD-ROM Harry Potter
Pen Cam
Muita diversão com Ir-V, o robozinho camarada!
Depilador à Cera Arno
Flores Online
O Natal do Mickey
Urso Natalino com Rosa
Caixa de Rosas Natalinas
Coração de mini-rosas com chocolates
Marisa
Blusa em malha acrílica listrada
Vestido em chiffon frente única
Biquini estampado
Saia saída de praia

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.