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CONSUMO Promotores fazem salário do mês em Campos
Durante o mês de julho, Campos do Jordão se transforma. Turistas de todos os lugares do país, principalmente de São Paulo, lotam os hotéis, fazem filas nos restaurantes e nas lojas. Mas a transformação da cidade não pára por aí. Lojas, restaurantes, bares, concessionárias de carros e outros empresas aproveitam o movimento da alta estação e aportam na cidade em busca de potenciais consumidores. As marcas, todas famosas, montam estandes temporários para promover seus produtos e, para isso, contratam gente temporariamente e movimentam o mercado de emprego. São homens e mulheres jovens que vem à cidade para conquistar clientes e ganhar dinheiro. A Gradiente, por exemplo, está, durante todos os finais de semana da alta temporada promovendo um novo produto (o celular Stike, com "torpedo", mensagens enviadas pelo celular) em bares e restaurantes de Campos. Para isso, contratou uma agência de promoção e eventos, que forneceu três casais para divulgar a marca. Dinheiro Gustavo Mantelato, 23, é um dos promotores. Apesar de formado em artes cênicas e já ter atuado em duas novelas ("Fascinação" e "Corpo Dourado"), Mantelato está fazendo a promoção do celular da Gradiente. Para isso, recebe R$ 100 por dia (em oito horas de trabalho), além de R$ 20 de ajuda de custo. Quando terminarem os seis finais de semana de trabalho, ele terá embolsado R$ 1.440. "Faço promoção enquanto não tenho trabalhos no teatro ou na televisão, mas isso não foge da minha área. Estou sempre em contato com o público", diz Mantelato.
Todas as refeições e a estadia são pagas pela empresa. "Faço promoção pela grana, dá uma ajuda no orçamento", diz Mariana. Gente da terra A maioria dos promotores que está em Campos é de São Paulo, mas no estande do cartão Visa, das seis pessoas que trabalham cinco moram em Campos do Jordão. Cintia Regina de Oliveira, 16, é estudante do 1º ano de contabilidade e está aproveitando as férias para ganhar um dinheiro. Para o estudante de direito Márcio Corso, 25, esse tipo de trabalho não é um "bico", e sim uma profissão. Corso faz promoções durante todo o ano. "Ganho muito mais fazendo promoção do que se estivesse fazendo estágio em um escritório de advocacia." Leia também: Turista gasta R$ 100 em média por dia em Campos Clique aqui para ler mais de inverno na Folha Online Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online. |
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