Livraria da Folha

 
11/05/2010 - 18h48

"Autossabotagem" desarma armadilhas da mente de quem se boicota

SÉRGIO RIPARDO
da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Você sempre arruma o mesmo tipo de namorado (a), ainda que o (a) anterior tenha feito você sofrer? Acha que são seus chefes os culpados por você não parar por muito tempo em emprego algum? Cuidado: esses são alguns sinais de autossabotagem. Sem perceber, é muito provável que se comporte de maneira que só atraia pessoas com determinadas personalidades ou dê uma impressão distorcida sobre sua competência no trabalho.

O livro "Autossabotagem" aponta 13 armadilhas (uma para cada capítulo) que impedem uma pessoa de confiar em si e o levam a cometer sempre os mesmos erros.

Divulgação
Psicólogo aponta 13 armadilhas da mente de quem se boicota
Psicólogo aponta 13 armadilhas da mente de quem se boicota

"As palavras podem ser carícias ou abraços na alma, como também golpes que nos machucam pouco a pouco. Desde o momento em que nascemos, todos precisamos ouvir palavras de afeto, palavras que nos estimulem, nos apoiem e nos digam quão importante somos para os outros. O problema de que nossa sociedade hoje padece é que nós não podemos pôr em palavras nossas emoções, e nossa espontaneidade está mais reprimida do que nunca", escreve o autor de "Autossabotagem", Bernardo Stamateas, formado em teologia e psicologia. Casado, pai de duas filhas, ele é membro da Sociedade Argentina de Sexualidade Humana, trabalha como terapeuta familiar e sexólogo clínico.

O psicólogo costuma ouvir pacientes que vivem se sabotando. Ele diz que a sociedade inibe as expressões de amor e sofre de "fome de pele", e que essa ausência de carícias, de toque e de estímulos faz o homem adoecer, sendo arrastado para a pornografia, drogas e alcoolismo. O livro ajuda a identificar comportamentos destrutivos, indicando os passos para retomar o controle da vida, livrando-se dos condicionamentos da mente.

Monte uma biblioteca sobre autossabotagem

Cada capítulo traz explicações, em linguagem simples, sobre maneiras de perceber o mundo que travam o desenvolvimento e o sucesso dos indivíduos: pensar "eu não valho nada", "eu não preciso de ninguém nem de nada", "não vou permitir que se meta em minha vida", "sem você não existo", "primeiro você e por último eu", "vou deixar para depois", "eu não posso", "é o que me coube na vida", "eu não mereço", "eu me adapto a todos", "Eu não tenho nada para dar", "que a sorte me acompanhe" e "o importante é que você seja feliz, não eu".

"Se quer ser o melhor, precisa acreditar que é o melhor", ensina o livro, que fala também da depressão e do estresse que acometem quem vive se boicotando. O autor cita pesquisas sobre os vários tipos de estresse: por competitividade (que afeta empresários e diretores), por criatividade (que atormenta artistas, pesquisadores e escritores), por responsabilidade (que atinge profissionais liberais e trabalhadores), por pressa (que sufoca jornalistas), por expectativas (mal para policiais e trabalhadores de alto risco) e por tédio (sufoco para quem faz trabalhos rotineiros).

O autor também dá conselhos a quem enfrenta problemas de autoestima: "Não me sabotar é ter confiança em mim, é poder ter intimidade, é ser livre das pessoas, é investir em mim, é querer superar a mim mesmo, é pensar triunfalmente, é sonhar, contar meus sonhos e correr atrás deles, é ter inteligência social e emocional, é dar-me permissão para vencer, é mostrar meu eu verdadeiro, é praticar hábitos de sucesso, é aprender a ser mais feliz."

Ao longo das 192 páginas, o leitor encontra também citações de personalidades exemplificando atitudes mais positivas. A Livraria da Folha selecionou algumas:

15.jan.1965/AP
"Uma pessoa não nasce gênio, torna-se um", disse a escritora francesa Simone de Beauvoir
"Uma pessoa não nasce gênio, torna-se um", disse a escritora francesa Simone de Beauvoir

Goethe

"O escritor só começa o livro; quem o termina é sempre o leitor"

William James

"Se quiser ser feliz, aja como se já o fosse"

Simone de Beauvoir

"Uma pessoa não nasce gênio, torna-se um"

Veja livros da autora francesa

Sêneca

"Nenhum vento é bom para o barco que não sabe aonde vai"

Shakespeare

"Um homem que não se alimente de sonhos envelhece cedo"

Veja livros do autor de "Romeu e Julieta"

Epicuro

"Não são os fatos, e sim o que pensamos sobre eles que nos pertuba"

Gilbert Chesterton

"Somos aquilo em que acreditamos"

Henry Ford

"O fracasso é uma grande oportunidade de começar outra vez, mais inteligentemente"

Bertrand Russell

"Para que repetir os erros antigos tendo tantos erros novos para cometer?"

Efe
A ninguém faltam forças; o que falta a muitos é vontade, dizia escritor francês Victor Hugo
A ninguém faltam forças; o que falta a muitos é vontade, afirmou escritor francês Victor Hugo

Victor Hugo

"A ninguém faltam forças; o que falta a muitos é vontade"

Baltasar Gracián

"Não há mestre que não possa ser discípulo"

José Narosky

"É possível ser feliz sem talento, mas não sem paixão"

Kant

"Com as pedras que com duro intento os críticos lhe jogam, bem pode erigir-se um monumento"

Bíblia

"Come...goza a vida, pois é dom de Deus; e tudo o que fizermos dará certo hoje e amanhã"

*

"Autossabotagem"
Autor: Bernardo Stamateas
Editora: Academia
Páginas: 192
Quanto: R$ 24,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página