Livraria da Folha

 
13/10/2010 - 18h03

Samuel Beckett condena personagens à apocalipse emocional em "Fim de Partida"

da Livraria da Folha

Hamm, Clov, Nagg e Nell. Quatro personagens que habitam mais o silêncio do que o barulho presente em suas consciências. O quarteto integra a peça "Fim de Partida", publicada pela Cosac Naify, do romancista e dramaturgo irlandês Samuel Beckett.

Divulgação
Quarteto está em fragmentos, como a realidade que os cerca e condena
Quarteto está em fragmentos, como a realidade que os cerca e condena

Considerado um dos fundadores do Teatro do Absurdo, Beckett nasceu em 13 de abril de 1906 e morreu em 22 de dezembro de 1989. Graduou-se em literatura na Trinity College, de Dublin, em 1927, e, no ano seguinte, começou a lecionar --primeiro em Paris, depois na Irlanda.

Em 1931, Beckett escreveu sua primeira novela, "Dream of Fair to Middling Women", publicada somente após sua morte. Com "Esperando Godot", o escritor iniciou junto com Eugene Ionesco, o Teatro do Absurdo. Beckett ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1969.

Em "Fim de Partida", o escritor conta a história de Hamm e Clov, presos em um abrigo à beira-mar. O leitor compartilha do desconforto ao qual os personagens estão submetidos. Propriamente enlatados, eles travam diálogos herméticos sobre a condição humana, a solidão e a antirrelação que estabelecem.

Hamm é um artista fracassado. Encontra-se cego e paralítico. Clov é seu serviçal e possui uma doença que não o permite sentar. Nagg e Nell também têm mutilações. Vítimas de um apocalipse emocional, os quatro dividem um abrigo. Espiam o mundo, ou melhor, o que restou dele, pela luneta de Clov. Estão em fim de partida, no limite de suas condições humanas.

Abaixo, veja a introdução do livro.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

PERSONAGENS

HAMM
CLOV
NAGG
NELL

Interior sem mobília.

Luz cinzenta.

À direita e à esquerda, duas janelas pequenas e altas, cortinas fechadas.

Na frente à direita, uma porta. Ao lado da porta, pendurado, um quadro, voltado para a parede.

Na frente à esquerda, cobertos por um lençol velho, dois latões encostados um ao outro.

No centro, coberto por um lençol velho, sentado em uma cadeira de rodas, Hamm.

Imóvel ao lado da cadeira, olhar fixo em Hamm, Clov. Rosto muito vermelho.

Clov vai até embaixo da janela esquerda. Andar emperrado e vacilante. Com a cabeça inclinada para trás, olha para a janela esquerda. Vira a cabeça, olha para a janela direita. Vai até embaixo da janela direita. Com a cabeça inclinada para trás, olha para a janela direita. Vira a cabeça e olha para a janela esquerda. Sai, volta em seguida com uma escadinha, instala-a sob a janela esquerda, sobe, abre a cortina. Desce da escada, dá seis passos rumo à janela direita, volta para pegar a escada, instala-a sob a janela direita, sobe, abre a cortina. Desce da escada, dá três passos em direção à janela esquerda, volta para pegar a escada, instala-a sob a janela esquerda, sobe, olha pela janela. Riso breve. Desce da escada, dá um passo em direção à janela direita, volta para pegar a escada, instala-a sob a janela direita, sobe, olha pela janela. Riso breve. Desce da escada, anda em direção aos latões, volta para pegar a escada, pega-a, muda de idéia, deixa-a, anda até os latões, volta para pegar a escada, pega-a, muda de idéia, deixa-a, anda até os latões, tira o lençol que os cobre, dobra-o com cuidado e coloca-o sob o braço. Levanta a tampa de um dos latões, inclina-se sobre ele, olha dentro. Riso breve. Tampa novamente o latão. O mesmo para o outro latão. Vai até Hamm, tira o lençol que o cobre, dobra-o com cuidado e coloca-o sob o braço. Vestindo um roupão e usando um pequeno gorro colado à cabeça, Hamm tem um lenço grande manchado de sangue aberto sobre o rosto e um apito pendurado no pescoço, um cobertor sobre os joelhos e meias grossas nos pés. Clov observa-o. Riso breve. Vai até a porta, pára, volta-se, contempla o palco, volta-se para o público.

CLOV
(olhar fixo, voz neutra) Acabou, está acabado, quase acabando, deve estar quase acabando. (Pausa) Os grãos se acumulam, um a um, e um dia, de repente, lá está um monte, um amontoado, o monte impossível. (Pausa) Não podem mais me punir. (Pausa) Vou para a minha cozinha, três metros por três metros por três metros, esperar até que ele apite. (Pausa) É um bom tamanho. Vou me encostar na mesa e olhar a parede, esperando que ele apite.

Fica imóvel por um momento, depois sai. Volta em seguida, pega a escada, sai com a escada. Pausa. Hamm se mexe. Boceja sob o lenço. Tira o lenço do rosto. Pele muito vermelha. Óculos escuros.

HAMM
Minha... (bocejos)...vez. (Pausa) De jogar. (Segura o lenço aberto à sua frente na ponta dos dedos) Trapo velho! (Tira os óculos, enxuga os olhos, o rosto, limpa os óculos, recoloca-os, dobra o lenço com cuidado e coloca-o com delicadeza no bolso do peito do roupão. Limpa a garganta, junta a ponta dos dedos) Pode haver... (boceja)...miséria mais... mais sublime do que a minha? Sem dúvida. Naquele tempo. Mas e hoje? (Pausa) Meu pai? (Pausa) Minha mãe? (Pausa) Meu... cão? (Pausa) Ah, é claro que admito que sofram tanto quanto criaturas assim podem sofrer. Mas isso quer dizer que nosso sofrimento seja comparável? Sem dúvida. (Pausa) Não, tudo é a... (boceja)...bsoluto,_ (com orgulho) quanto maior o homem, mais pleno. (Pausa. Melancólico) E mais vazio. (Funga) Clov! (Pausa) Não, estou sozinho. (Pausa) Que sonhos! Aquelas florestas! (Pausa) Chega, está na hora disso acabar, no abrigo também. (Pausa) E mesmo assim eu ainda hesito em... ter um fim. É, é isso mesmo, está na hora disso acabar e mesmo assim eu ainda hesito em ter um... (boceja)...fim. (Boceja) Meu Deus, que há comigo hoje, devia ir me deitar. (Apita. Entra Clov imediatamente. Pára ao lado da cadeira) Você polui o ar! (Pausa) Apronte-me, vou me deitar.

CLOV
Acabei de levantá-lo.

HAMM
E daí?

CLOV
Não posso ficar levantando e deitando você a cada cinco minutos, tenho o que fazer.

(Pausa)

HAMM
Por acaso você já viu meus olhos?

CLOV
Não.

HAMM
Nunca teve a curiosidade, enquanto eu dormia, de tirar meus óculos e espiar meus olhos?

CLOV
Levantando as pálpebras? (Pausa) Não.

HAMM
Qualquer dia vou mostrá-los a você. (Pausa) Parece que ficaram completamente brancos. (Pausa) Que horas são?

CLOV
A mesma de sempre.

HAMM
(gesto em direção à janela direita) Você já olhou?

CLOV
Olhei

HAMM
E então?

CLOV
Zero.

HAMM
Teria que chover.

CLOV
Não vai chover.

(Pausa).

HAMM
Fora isso, tudo bem?

CLOV
Não me queixo.

*

"Fim de Partida"
Autor: Samuel Beckett
Editora: Cosac Naify
Páginas: 176
Quanto: R$ 47,60 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página