Livraria da Folha

 
11/09/2010 - 07h39

Ataque ao WTC faz 9 anos; obras explicam terrorismo e conflitos do século 21

da Livraria da Folha

O mundo parou para assistir o momento em que dois aviões colidiram com as torres gêmeas do World Trade Center. É provável que todas as pessoas lembrem o que estavam fazendo na manhã do dia 11 de setembro de 2001, data que marcou o início o século 21.

Depois do choque inicial seguiu-se o medo e a caça aos terroristas. A segurança foi reforçada, tropas norteamericanas foram enviadas ao Afeganistão e os Estados Unidos viram-se ameaçados dentro de seu território pela primeira vez.

Teorias da conspiração também surgiram, desde o conhecimento prévio da CIA (Agência Central de Inteligência) sobre os ataques até a autoria ser dos próprios norteamericanos, em desconfiança à fragilidade demonstrada pela superpotência.

Nove anos depois, George W. Bush já não está mais no poder, a eleição de Barack Obama revela o desejo de mudança da maior parte da população dos EUA, a intervenção militar no Oriente Médio abrandou, mas o terror de futuras ameaças continua pairando sobre a nação.

Veja 10 livros de não-ficção sobre o 11 de Setembro.
Veja 10 livros de ficção sobre o 11 de Setembro.

Abaixo uma seleção de livros sobre terrorismo e conflitos do século 21.

-

Divulgação
Demétrio Magnoli investiga as motivações do terrorismo global
Demétrio Magnoli investiga as motivações do terrorismo global

"Terror Global"

Em ensaio sintético e esclarecedor, o jornalista e doutor em Geografia Humana Demétrio Magnoli investiga as raízes e os objetivos do terrorismo islâmico, explica os métodos utilizados pela Al Qaeda e busca entender os significado dos atentados de 11 de Setembro.

Magnoli traça um panorama dos primórdios do terrorismo até a atualidade, lista os grupos mais atuantes no mundo.

Examina também a questão religiosa e política, os países envolvidos e os dados históricos mais marcantes.

Leia introdução do livro

Divulgação
Hobsbawm investiga o mundo contemporâneo com vigor e lucidez
Hobsbawm investiga o mundo contemporâneo com vigor e lucidez

"Globalização, Democracia e Terrorismo"

Autor do clássico "Era dos Extremos" e louvado mundialmente como um dos maiores intelectuais vivos, o historiador inglês Eric Hobsbawm investiga o mundo contemporâneo com vigor, paixão e lucidez nos ensaios deste livro.

Examinando temas agudos da política internacional dos nossos dias --o imperialismo, o poder dos mercados e da mídia, a democracia-- e relacionando-os com assuntos do dia-a-dia, como o futebol, Hobsbawm oferece idéias provocativas e aponta a "barbarização" da sociedade a partir da tecnologia, da atividade econômica e da globalização.

O historiador não poupa críticas à atuação do governo americano, tanto do ponto de vista econômico-financeiro quanto do político-militar, e esboça um novo cenário para o século, ressaltando o crescimento das desigualdades econômicas e sociais e dos desequilíbrios ambientais e políticos trazidos pela globalização baseada no conceito do mercado livre.

Divulgação
Livro analisa a política norte-americana e a atuação da Al Qaeda

"Al-Qaeda e o que Significa ser Moderno"

Classificado como "provocante" pelo The Observer (Reino Unido) e "(...) repleto de observações interessantes e insights estimulantes" pela "The Nation" (EUA), o livro "Al-Qaeda e o que Significa ser Moderno" apresenta uma visão original sobre a Al Qaeda, a política norte-americana e o efeito devastador dos ataques de 11 de Setembro sobre o mito dominador do Ocidente.

John Gray, professor de Pensamento Europeu na London School of Economics, aponta "zonas de anarquia" de "estados fracassados" como o nascedouro da Al Qaeda e desfaz lugares-comuns sobre a organização terrorista --como aqueles que a classificam como medieval.

Saiba por que a Al Qaeda deve ser entendida como "organização moderna".

Divulgação
Agente infiltrado revela as entranhas do terrorismo islâmico

"Por Dentro do Jihad - Uma História de Espionagem"

Quem deseja conhecer a realidade dos campos de treinamento da Al Qaeda e entender o que move os jihadistas islâmicos deve ler "Por Dentro do Jihad - Uma História de Espionagem". O livro é escrito pelo agente secreto Omar Nasiri, que viveu anos infiltrado na Al Qaeda trabalhando como espião para serviços de inteligência da Europa.

Nos campos de treinamento no Afeganistão e em círculos islâmicos radicais de Londres, ele conheceu e conviveu com homens que mais tarde se tornariam os terroristas mais procurados do mundo.

Agente infiltrado relata o "antes" do 11 de Setembro; leia trecho.

 
Voltar ao topo da página