Livraria da Folha

 
25/05/2010 - 19h16

Roteiros de carro revelam belezas escondidas da Itália

da Livraria da Folha

Um dos destinos europeus mais procurados por turistas de todo o mundo, a Itália, reserva boas surpresas para aqueles que decidem desvendar todos os segredos e tesouros escondidos do berço da civilização romana em uma viagem de carro.

O livro "Itália", da coleção "Guia As Melhores Viagens de Carro", editado pela "Publifolha" auxilia o viajante a percorrer as estradas do país em forma de "bota", tanto com roteiros turísticos tradicionais quanto em rotas que se diferenciam do burburinho das cidades mais conhecidas e colocam o turista em contato com a vida cotidiana dos moradores do país.

As informações históricas sobre as regiões apresentadas completam o conteúdo do guia e permitem que o turista se aprofunde na atmosfera do lugar. Veja abaixo um trecho do guia sobre a região do Lácio, onde se localiza a capital italiana, Roma.

*

Divulgação
Guia traz mapas e roteiros para conhecer Itália em viagem de carro
Guia traz mapas e roteiros para conhecer Itália em viagem de carro

LÁCIO, CAMPANHA, ABRUZOS

O Lácio é uma região da Itália central, cuja capital é Roma, onde reside metade da população da região. A paisagem em torno dessa antiga metrópole varia das colinas e montanhas dos Apeninos aos mais importantes lagos da metade sul da Itália - Bolsena, Bracciano, Vico e Nemi. Cada um deles foi um dia uma cratera vulcânica, e todo o campo que os cerca mostra sinais de turbulência. A oeste de Roma há uma planície que se estende para o sul ao longo do mar Tirreno, e aqui estão as praias mais arenosas do Lácio.

As origens antigas da Itália têm uma ligação estreita com a história e os destinos do Lácio. Aqueles misteriosos primeiros italianos, os etruscos, tinham povoações importantes na área. A leste do Lácio fica a região de Abruzos, onde os picos dos Apeninos chegam a 2 mil m acima do nível do mar. Esta é uma área essencialmente rústica, com uma grande porção protegida por legislação, como um Parque Nacional. Grande parte de Abruzos é território que não é visto por quem faz viagens convencionais pela Itália. Perto de Roma e facilmente acessível (há duas rodovias), ela não tem nada das atrações estelares de Florença ou Milão. No entanto, escondida nas colinas de sua imponente paisagem, a região propicia vislumbres de uma versão fascinante da vida italiana comum.

A Campanha, vizinha do Lácio ao sul, é conhecida como Campo de Nápoles. Nápoles é a capital da região e apresenta ao mundo duas faces distintas - um idílico cinturão litorâneo ao longo do mar Tirreno e, no interior, um terreno montanhoso acidentado. Os romanos consideravam a baía de Nápoles um dos lugares mais belos de seu país. Os imperadores tinham villas em seu litoral e espalhadas entre suas ilhas, e hoje algumas das principais atrações da Campanha são aquelas deixadas pelos romanos. À sombra do monte Vesúvio, o litoral da Campanha ainda é uma parte muito atraente da Itália. Porém, no interior, os contrastes são enormes. Aqui as montanhas e os vales são menos visitados; os turistas quase nunca vêm às cidades rurais da Campanha, que certamente valem a viagem.

Roma

A antiga capital do Império Romano (e hoje a capital da Itália) foi construída sobre sete colinas - Palatino, Capitolino, Esquilino, Viminale, Célio, Aventino e Quirinale. Grande parte de suas antigas construções sobrevive; você pode passar uma semana a pé nas visitando as ruínas de esplendores imperiais como o Coliseu, o Fórum e as Termas de Caracalla. Na verdade, podemos dividir Roma em períodos históricos e passar uma semana investigando cada um deles. O centro da cidade é repleto de igrejas e conventos barrocos magníficos, e de incontáveis palácios renascentistas e barrocos, alguns dos quais são hoje galerias ou museus; e depois há a Cidade do Vaticano, com a magnífica Praça São Pedro, criação de Bernini, e a imensa e suntuo sa Basílica de São Pedro. Os Museus do Vaticano dão acesso à Capela Sistina, cujo teto foi pintado por Michelangelo, mas incluem outros museus e galerias com pinturas de todos os períodos artísticos. Os visitantes também descobrirão que Roma é uma cidade barulhenta e incansável.

*

"Itália"
Autor: Paul Duncan
Editora: Publifolha
Páginas: 208
Quanto: R$ 44,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página