Livraria da Folha

 
09/10/2010 - 22h22

Editora reúne textos sobre o fim do mundo em 2012

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Segundo o calendário Maia, o mundo acabará no dia 21 de dezembro de 2012. Alguns estudos contrariam o apocalipse e apontam para o início de uma nova era sociopolítica. A possível catástrofe ganhou uma versão cinematográfica, dirigido por Roland Emmerich, e rendeu assunto para diversos livros.

Divulgação
Será 2012 o apocalipse ou a transição para uma nova era?
Será 2012 o apocalipse ou a transição para uma nova era?

Conheça outros livros sobre as profecia Maia

A maioria continua céticas sobre o eminente desastre. Tami Simon, editora da revista "Sounds True", era uma dessas pessoas.

Acostumada a ouvir profecias e profetas apocalípticos, Simon mudou de ideia ao entrevistar José Argüelles, perito em calendário maia. Demonstrando o mesmo interesse, Gregg Braden buscou avaliar e compilar tudo o que encontrou sobre o tema.

O resultado da pesquisa se encontra em "O Mistério de 2012" (Geração Editorial, 2009). A obra aponta várias perspectivas a respeito, deixando o leitor tirar suas conclusões.

O volume é uma coletânea de textos de 24 diferentes autores, de historiadores e cientistas a espiritualistas, que dedicaram seus estudos à tarefa de decifrar os enigmas da data misteriosa.

Abaixo, leia o trecho do livro no qual Tami Simon relata sua experiência.

*

INTRODUÇÃO
Tami Simon

A P R I M E I R A V E Z Q U E O U V I falar sobre o mistério de 2012 foi em meados dos anos 1980, quando entrevistei o perito em calendário maia José Argüelles, para a rádio pública do condado de Boulder. O tema, de uma série de 12 segmentos, era "A mudança da Terra"; e o foco, a Convergência Harmônica de 16-17 de agosto de 1987. Segundo Argüelles, essa convergência marcava a iniciação do planeta Terra em uma contagem de 25 anos, que nos levaria, em 2012, ao final do grande ciclo do calendário maia. Argüelles descreveu 2012 como um período de mudança evolutiva dramática, que afetaria todo o planeta; um tempo, segundo ele, de "sincronização galáctica", no qual o planeta Terra passaria por uma mudança astronômica, que a colocaria em alinhamento com poderosas forças de mudança.

Pragmática por natureza, não me convenci de imediato, mas tive de admitir uma profunda curiosidade. Animei-me com as possibilidades que ele descrevia e tinha muitas perguntas. Todos os especialistas em calendário maia concordavam a respeito de 2012 ser a data final e sobre o que isso significava? O calendário maia tinha sido um instrumento profético confiável no passado? O que Argüelles queria dizer com "mudança evolutiva dramática"? Como seria essa mudança em 2012? Havia, realmente, forças invisíveis relacionadas à Terra, isto é, forças superiores tinham algum tipo de interesse em nosso futuro? E, talvez, a questão mais importante: um mundo sobrecarregado de partidarismo e ganância conseguiria fazer uma mudança positiva significativa em um período tão curto?

Nem todas essas perguntas me foram respondidas e, admito, não me esforcei muito para que fossem. O trabalho gradual de transformação parecia-me muito mais instigante do que teorizar a respeito do que poderia ou não acontecer no futuro, de modo que voltei minha atenção para a prática espiritual, o trabalho e o imediatismo da vida.

Com o passar dos anos, porém, as questões relativas a 2012 continuaram a surgir em minha consciência e com urgência sempre crescente. Encontrei cada vez mais praticantes espirituais muito inteligentes e sérios, que tinham visto, pela visão interior direta, que a "janela" de 2012 era uma oportunidade de evolução que estava sendo oferecida à Terra. Eles acreditavam que 2012 abriria um "portal de possibilidades"; seria uma oportunidade para o despertar que exigiria nossa atenção imediata. Além disso, um número crescente de escritores e pensadores de formações distintas - futuristas, cientistas, artistas, ecofilósofos e teóricos sociais - estavam escrevendo sobre 2012 e a década que viria a seguir como sendo um tempo de mudança planetária acelerada sem precedentes.

Finalmente, 2012 não é mais um tempo distante no futuro. Está logo ali. E se há mesmo um tempo para investigarmos as possibilidades de 2012 e nos prepararmos para suas oportunidades, esse tempo é agora.

Assim, apesar da vontade de afastar as teorias formuladas sobre o futuro desconhecido e incognoscível, o mistério de 2012 soa como um fenômeno que bate à porta e exige atenção e raciocínio claro. Em resposta a esse chamado, a Sounds True reuniu nesta obra uma coleção de ensaios sobre o mistério de 2012, os quais oferecem ampla variedade de perspectivas; elaborou um livro que, justamente pela apresentação de diferentes pontos de vista, é capaz de auxiliar a pessoa de mente aberta a explorar o mistério de 2012 de maneira eficiente e completa e, com isso, criar um leitor investigativo.

Pessoalmente, continuo cética e até me questiono sobre as desvantagens de ficar visualizando 2012 como um tempo de grandes transformações coletivas. Se, erroneamente, interpretarmos as predições de 2012 como uma permissão para viver como meros espectadores, ou seja, esperando catástrofes futuras ou que um raio galáctico, proveniente de outro sistema estelar, venha resolver todos os problemas de nosso planeta, então as promessas e possibilidades de 2012 irão se transformar em desculpa para nãoação (a propósito, esse é um aspecto que muitos contribuidores desta coleção fazem questão de salientar). Neste livro, 2012 é frequentemente descrito como um ponto de escolha, como um tempo de possibilidades e oportunidades intensificadas mais do que como uma apocalíptica bomba de tempo que explodirá à meia-noite de 21 de dezembro de 2012. Esses visionários nos pedem que, enquanto investigamos 2012, estejamos intensamente alertas, responsáveis e criativamente engajados nas possibilidades que podem estar se revelando ao nosso redor.

Desse modo, eu o encorajo a embarcar na jornada desta antologia com curiosidade estimulada. Como pude observar, muitos visionários de 2012 colocam o efeito de expansão da mente como a mudança de maior magnitude. Os escritos dessas pessoas ajudaram a mudar minha visão da dimensão histórica e humana de mudança, tornando-a mais ampla, repleta de dimensões energéticas, vibratórias e invisíveis que podem infundir em nossos esforços humanos a energia não absorvida anteriormente. Abrir-se para as possibilidades de 2012 exige abrir-se para o mistério, para os poderes do cosmo, que são transumanos, e creio que esses poderes podem inspirar e apoiar nossas ações.

Em seu ensaio, Daniel Pinchbeck descreve 2012 como o tempo do "retorno de quetzalcoatl", a mítica serpente emplumada da Mesoamérica, que simboliza o encontro da cobra com o pássaro - da Terra com o céu -, e é exatamente desse tipo de encontro que precisamos. Apenas mantendo os pés firmemente enraizados no solo de nossa situação imediata podemos alcançar e nos alinhar com a sabedoria e poder do além. Que esta coleção de ensaios possa inspirar esse encontro em você, enquanto vivemos juntos no mistério de 2012.

Tami Simon
Editora, Sounds True

*

"O Mistério de 2012"
Organizador: Gregg Braden
Editora: Geração Editorial
Páginas: 368
Quanto: R$ 28,80 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página