Livraria da Folha

 
29/04/2010 - 09h11

Conheça as cinco obras cabais do kardecismo

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O francês Hippolite-Leon Denizard Rivail (1804-1869), conhecido como Allan Kardec, foi o codificador do espiritismo. Estudioso em magnetismo, Kardec ficou intrigado com uma série de fenômenos ocorridos em uma pequena propriedade no Estado de Nova York, em 1848.

As manifestações --sons cadenciados ouvidos pela família Fox, donos da propriedade-- foram testemunhados por outras pessoas. Sua investigação resultou em cinco livros fundamentais para a nova doutrina.

O primeiro deles foi "O Livro dos Espíritos", de 1857, é composto por 1.019 perguntas. Deus, imortalidade da alma, natureza dos espíritos e suas relações com os homens, são os temas tratados no volume.

Divulgação
Dos cinco volumes fundamentais do espiritismo, este foi o primeiro
Das cinco obras fundamentais do espiritismo, esta foi a primeira

"O Livro dos Médiuns", publicado em 1861, é um manual de consulta indispensável para os espíritas. O título é uma fonte de conhecimento para qualquer pessoa se dedica às atividades de comunicação com o plano espiritual.

Publicado originalmente no ano de 1864, "Evangelho Segundo o Espiritismo" é a obra básica da doutrina. Nele, os ensinamentos de Jesus se mesclam com os princípios apresentados por diferentes espíritos sobre as situações morais impostas pela vida.

A ação da justiça divina e o que aguarda as almas após a morte do corpo físico, está em "O Céu e o Inferno", de 1865. Dividido em duas partes, a primeira compara as crenças sobre o céu e o inferno, os anjos e os demônios, as penas e as recompensas futuras. Na segunda, depoimentos de criminosos arrependidos, espíritos felizes e suicidas.

Por fim, "A Gênese", publicado em 1868. Na última obra da codificação espírita, as bases da imutabilidade das leis divinas, esclarece a origem da Terra, dos milagres de Cristo e do futuro da humanidade.

 
Voltar ao topo da página