Livraria da Folha

 
14/08/2010 - 19h58

Escritores mineiros de nascimento e de coração ganham dicionário

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra lista 390 autores mineiros e suas principais obras publicadas
Obra lista 390 autores mineiros e suas principais obras publicadas

Constância Lima Duarte, professora doutora de literatura brasileira da Faculdade de Letras da UFMG e organizadora do "Dicionário Biobibliográfico de Escritores Mineiros" (Autêntica, 2010), e os colaboradores Ana Caroline Barreto, Bruno da Costa e Silva, Juliana Cristina de Carvalho decidiram agrupar em um volume tudo o que descobrissem sobre a literatura registrada no Estado de Minas Gerais. Iniciava-se assim uma rigorosa pesquisa.

Por meio de uma investigação sistemática em dicionários, antologias, enciclopédias, sites e histórias literárias, chegaram aos 390 nomes que compõem o volume, dos mais antigos aos mais contemporâneos autores mineiros.

Eles visitaram a biblioteca da Faculdade de Letras da UFMG, o Acervo de Escritores Mineiros, a Biblioteca Pública do Estado, o Arquivo Público Mineiro e a Academia Mineira de Letras durante a pesquisa. Entrariam no dicionário apenas escritores nascidos no Estado e que tivessem mais de um livro publicado.

Uma das curiosidades dos bastidores do compêndio deu-se após sua finalização. Porém, surgiram questionamentos sobre a ausência de importantes nomes. Então, decidiu-se incluir escritores que nasceram em outras regiões, mas que vivem e publicam em Minas Gerais.

O compêndio tem o intuito de apresentar aos leitores uma síntese biográfica dos autores e a relação de seus respectivos livros.

 
Voltar ao topo da página