Livraria da Folha

 
04/10/2010 - 20h01

Marco na carreira de Gloria Pires, Maria de Fátima volta em reprise de "Vale Tudo"

da Livraria da Folha

Divulgação
Maria de Fatima chegou a se atirar nas escadarias no Municipal para abortar filho de amante
Maria de Fatima se atirou nas escadarias no Municipal para abortar filho de amante

A alpinista social Maria de Fátima, de "Vale Tudo", foi a personagem de que Gloria Pires mais gostou de fazer na TV. A novela começa a ser exibida no canal pago Viva, a partir da madrugada desta terça-feira (0h45).

"Houve muita sintonia entre os autores e a direção de Dennis Carvalho. O texto era riquíssimo", diz a atriz em sua biografia, lançamento da editora Geração.

Divulgação
Maria de Fátima tinha vergonha da mãe Raquel, que vendia sanduíche na praia
Maria de Fátima tinha vergonha da mãe Raquel (Regina Duarte), que vendia sanduíche na praia

Na novela, Maria de Fátima separou Afonso (Cássio Gabus Mendes) de sua melhor amiga, Solange (Lídia Brondi), casando-se com ele por dinheiro. No livro, escrito por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, Glória diz que a novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi a que ela mais adorou ver.

"A personagem de Gloria buscava a ascensão social a qualquer custo. E não mediu esforços para tal. Sua ausência de ética e moral generalizava no Brasil e instigava as pessoas a refletirem sobre os princípios de honra e dignidade. Por fim, vendeu seu próprio filho para um casal estrangeiro, a troco de alguns milhares de dólares", escrevem os autores sobre a trama das oito, que foi exibida no horário nobre da Globo exibida entre maio de 1988 e janeiro de 1989.

Divulgação
Maria de Fátima era amante e comparsa do golpista César (Carlos Alberto Riccelli)
Maria de Fátima era amante e comparsa do golpista César (Carlos Alberto Riccelli)

Segundo a biografia, Maria de Fátima se tornou um divisor de águas na carreira da atriz.

"A cena mais antológica da novela foi a polêmica discussão em que a mãe rasga o vestido de noiva da filha e lhe esbofeteia o rosto", conta o livro.

Mesmo com tanta maldade de Maria de Fátima, Gloria nunca foi hostilizada nas ruas. "Nunca fui agredida. As pessoas me paravam na rua e me falavam, rindo: 'Você está muito má, hein?!'. Ou diziam, piedosas: 'Ela é a sua mãe, coitada!'"

*

"40 Anos de Gloria"
Autores: Eduardo Nassife, Fábio Fabrício Fabretti
Editora: Geração
Páginas: 346
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página