Livraria da Folha

 
25/05/2010 - 21h04

Dicionários e livros infantis facilitam o aprendizado da língua japonesa

da Livraria da Folha

Divulgação
Aprenda os ideogramas mais utilizados em situações comuns
Aprenda os ideogramas mais utilizados em situações comuns

Aprender um novo idioma pode ser algo complicado para algumas pessoas, mas aprender uma nova língua que sequer usa o mesmo alfabeto pode ser ainda mais difícil.

Arte
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Os países orientais, em sua maioria, possuem um conjunto de signos próprios para escrever. Grego, russo, árabe, chinês, japonês, entre outros, exigem uma alfabetização antes de tudo.

Para aqueles que decidiram se aventurar pela desconhecida cultura japonesa, alguns volumes são fundamentais para o estudo do idioma.

O japonês possui três alfabetos, são eles: hiragana, katakana e kanji. O primeiro representa toda a fonética do vocabulário da terra do Sol Nascente, o segundo são os signos utilizados para palavras estrangeiras e, por fim, os famosos ideogramas que correspondem a palavras inteiras.

Um bom início, sem necessitar de escolas, é o volume "Japonês" da série "15 minutos", da Publifolha. Com lições diárias, ensina o básico do idioma para aqueles que não o conhecem ou reforça os conhecimentos de quem já fala japonês. Acompanhado de um CD, permite que se treine a pronúncia.

Quem já está estudando pode utilizar os dois volumes do dicionário romanizado, um Português-Japonês e o outro Japonês-Português. Com todas as palavras escritas com o alfabeto romano, permite que consulte as palavras sem precisar conhecer hiragana ou kanji. Os apêndices ao final facilitam o estudo do japonês com os resumos das regras para grafia silábica japonesa e de gramática.

Divulgação
Escrito para crianças ajuda a treinar a leitura de japonês para iniciantes
Escrito para crianças ajuda a treinar a leitura de japonês para iniciantes

Os ideogramas somam em torno de 4.000, por conta das diferentes leituras que um kanji pode ter. Um único signo pode ter até quatro leituras, o que pode confundir quem está aprendendo a lê-lo. "365 Kanjis" reúne aqueles que são mais utilizados nas situações do dia a dia, cada qual com seus diferentes significados e a ordem de escrita correta.

"As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas (Vol. 1)" e "As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas (Vol. 2)" reúnem ao todo 36 histórias típicas do folclore nipônico. Apesar de serem voltadas para o público infantil, podem ser úteis para aqueles que estão aprendendo a língua. A edição brasileira é a única bilíngue, trazendo os textos em português e japonês, podendo ser utilizado como treino de leitura durante o aprendizado de japonês.

 
Voltar ao topo da página