Livraria da Folha

 
26/05/2010 - 11h09

Caldo de frango é usado para recuperar doentes desde o século 18; veja receita da época

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Caldo de galinha não é receita do tempo da vovó, é bem mais antiga. O livro "Medicina Mestiça" (Annablume, 2010) traz a cópia de uma prescrição da fórmula escrita em 1765.

Divulgação
Livro investiga como eram as práticas curativas no setecentos mineiro
Volume investiga como eram as práticas curativas no setecentos

Pesquisas sobre a historiografia sócio-cultural do Brasil é cada vez mais comum. Esses novos estudos mostram uma sociedade cada vez mais colorida e vívida, diferente da impressão distante que museus e professores retratavam anos atrás.

A interdisciplinaridade que invadiu a área --invasão provocada pelas teorias de Marc Bloch (1886-1944) e Lucien Febvre (1878-1956)-- enriqueceu os exames históricos. Hoje, os historiadores são capazes de estabelecer relações cotidianas que recriam aspectos da convivência, dos costumes e dos comportamentos.

Formada em odontologia, Carla Berenice Starling de Almeida, autora do volume, trocou os consultórios pelos documentos. Pós-graduada em história, Carla trabalha com junto ao acervo documental histórico do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

Nessa convivência, a especialista encontrou verdadeiros tesouros históricos, como a receita de caldo de frango. O trecho abaixo foi extraído da transcrição presente no exemplar.

*

Receita de caldo de Frango

Tome um frangão ou franga o mais/ pequeno e magro que for; ponha em/uma panela nova de barro de preço de dois vin/ tem e ponha a cozer com umas raízes de salsa/das hortas e raízes de chicórias o quanto bastar/ uma e outra raiz machucada; estando/ cozido lance meia pataca de peso de cremor de tártaro então tire do fogo e, socado com ossos esprema e no caldo que der / depois de espremido lance doze gotas de tintura Marti aperiente e com/ isto tudo beba./ O cremor do tártaro pedirá uma oitava/ até duas oitavas na botica para dele ir gas/ tando e a tintura de Marti também pedirá na botica uma oitava para o que man/ dará um vidro e dela se irá gastando/ depois de purgadas tome 4 caldos destes/ frangãos e depois purgue e repita o mês/ mo caldo de frangão até eu resolver outra coisa. / Foi [ilegível] muitas vezes/ Em 26 de abril de 1765 / Morro / Eu dei um frango.

*

"Medicina Mestiça"
Autora: Carla Berenice Starling de Almeida
Editora: Annablume
Páginas: 184
Quanto: R$ 31,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página