Livraria da Folha

 
09/10/2010 - 16h38

Almanaque bíblico desfaz crenças que envolvem anjos, inferno e Satã

colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Em tom divertido, obra desvenda segredos e curiosidades da Bíblia
Em tom divertido, obra desvenda segredos e curiosidades da Bíblia

Depois de Deus, o Diabo talvez seja uma das figuras bíblicas que mais despertam a curiosidade das pessoas. Temas como possessões, exorcismos e o real poder dos espíritos malignos povoam a imaginação de fiéis em todo o mundo e são detalhados no "Almanaque dos Grandes Mistérios Bíblicos".

O livro contesta a imagem de que muitos fazem do demônio. "A primeira imagem que a maioria das pessoas faz de Satã é a de um homem vestido de vermelho, com chifres e um tridente. Esse retrato talvez não seja muito fiel. A Bíblia insiste em que ele pode mudar de forma -e até mesmo se transformar num formoso anjo de luz", afirma um dos trechos.

Para comprovar a tese, são citados alguns disfarces de Satã. Além de aparecer como serpente para Adão e Eva, já foi uma veloz serpente-dragão do mar e, antes de sua queda, foi perfeito em sabedoria e beleza. Quando vivia no Éden, suas roupas eram cobertas de joias. Ele pode ainda aparecer como anjo para enganar as pessoas.

Se a representação de Satã contraria o imaginário popular, fica difícil também acreditar que o inferno seja um lugar onde diabos chifrudos espicaçam pessoas com um tridente. O que se sabe, é que está distante de Deus e é um lugar de sofrimento e sede.

Divulgação
Em "O Advogado do Diabo", Al Pacino personifica o próprio demônio, camuflado pela identidade do dono da maior firma de advocacia de Nova York, que contrata o personagem de Keany Reeves para "roubar" sua alma
Em "O Advogado do Diabo", Al Pacino personifica o próprio demônio, camuflado pela identidade do dono da maior firma de advocacia de Nova York, que contrata o personagem de Keanu Reeves para "roubar" sua alma

"Muitas das imagens populares do inferno se baseiam em informações errôneas. E a linguagem usada para descrevê-la complica tudo ainda mais. Devemos tomar essas imagens ao pé da letra ou elas não passam de recursos que ilustram os horrores infernais? Podemos, contudo, chegar a algumas conclusões. Sem dúvida, é um local de tormentos e aflição. Segundo Pedro, o inferno contém 'cadeias tenebrosas' nas quais ficam presos aqueles que aguardam julgamento. Jesus se refere ao inferno várias vezes, chamando-o de lugar 'onde o fogo nunca se apaga'", diz outro trecho.

O "Manual dos Grandes Mistérios Bíblicos" explica ainda por que o enxofre é associado ao inferno. Segundo a publicação, esse mineral de cor amarelada pega fogo e queima com facilidade, podendo ser encontrado ainda hoje nas imediações do mar Morto. "Sua associação com o julgamento divino deve-se provavelmente ao destino de Sodoma e Gomorra, destruídas por uma chuva celeste de 'fogo e enxofre inflamado'. O Apocalipse também alude por fogo e enxofre reservados àqueles que adoram o Anticristo."

Edvaldo Ramos Silva-05.abr.67/Folha Imagem
José Mojica Marins, durante a escolha do elenco para o filme "A Encarnação do Demônio", que fecha a trilogia do personagem Zé do Caixão, o coveiro que aterroriza a cidade atrás de uma mulher para gerar seu filho perfeito
José Mojica Marins, durante a escolha do elenco para um dos filmes da trilogia do personagem Zé do Caixão, o coveiro que aterroriza a cidade atrás de uma mulher para gerar seu filho perfeito

Por mais contraditório que possa parecer, enquanto o Diabo consegue dissimular e se passar por uma criatura bondosa e iluminada, a primeira sensação que as visitas dos anjos provocam está longe de ser de paz.

"A Bíblia registra uma série de incidentes ocorridos por ocasião do encontro de pessoas com anjos. A resposta comum de todas elas é o medo incontrolável. Os guardas do túmulo de Jesus tremeram quando um anjo luminoso lhes apareceu. Cornélio, um centurião romano, contemplou em pânico quando um anjo o visitou no templo. Esses homens tinham todas as razões para temer, pois os anjos são servos de Deus encarregados de cumprir a vontade dele na terra. Quem se opuser à vontade divina deve contar com a aguda espada angélica do castigo, como fez Balaão e outros inimigos de Deus. Só quando um anjo diz: 'Não temas' a pessoa sabe com toda a certeza que a mensagem trazida é de paz e não de punição."

*

"Almanaque dos Grandes Mistérios Bíblicos"
Autor: Livingstone Corporation
Editora: Pensamento
Páginas: 248
Quanto: R$ 36,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na "Livraria da Folha".

 
Voltar ao topo da página