Livraria da Folha

 
26/05/2010 - 18h19

Novo "Sex and the City" espinafra os sonhos das protagonistas

WILLIAM MAGALHÃES
da Livraria da Folha

A abertura de "Sex and the City 2" promete. Tomadas aéreas de Nova York ao som de "Empire State of Mind", de Jay Z e Alicia Keys, dão o clima de que vem algo bom e pop por aí.

Divulgação
Livro apresenta Sebastian Kydd, primeiro amor de Carrie Bradshaw
Livro apresenta Sebastian Kydd, primeiro amor de Carrie Bradshaw

A sequência cinematográfica da série se passa dois anos depois do último longa. Logo no começo são apresentados pequenos flashs das personagens nos anos 80, com Carrie narrando como e quando conheceu Charlotte, Miranda e Samantha.

Estas cenas mostram com muito bom humor um pouco do passado não tão glamoroso de cada uma delas, com Carrie recém-chegada a cidade grande e a fogosa Samantha num visual punk como funcionária do lendário CBGB, "berço" de bandas punks como Ramones e New York Dolls.

Fãs do filme podem conhecer um pouco mais da história de Carrie em "Os Diários de Carrie", lançamento da Galera Record que revela o primeiro amor da colunista e sua adolescência antes de chegar a cidade grande.

As quatro protagonistas se reencontram para o casamento do casal mais improvável da série: Standford Blatch e Antony Marantino, os melhores amigos de Carrie e Charlotte, respectivamente.

Divulgação
Samantha, Carrie, Miranda e Charlotte são convidadas para uma estadia em Abu Dhabi em "Sex and the City 2"
Samantha, Carrie, Miranda e Charlotte são convidadas para uma estadia em Abu Dhabi em "Sex and the City 2"

O casamento gay abre o filme com uma sequência de boas piadas, boa dose de ironia. Liza Minelli comanda a cerimônia e ainda anima a festa com uma versão morna de "Single Ladies" (Beyoncé). A partir daí a história segue. Cada uma das fabulosas mulheres vive um drama resultado dos desenlaces aparentemente felizes do primeiro longa.

Samantha chega aos 52 e persegue insistentemente a juventude chegando a tomar 44 comprimidos de hormônio por dia. Miranda tem que se equilibrar entre ser a advogada de sucesso que sempre sonhou e, com isso, anular sua personalidade, ou dedicar mais tempo à família e às pequenas coisas da vida.

Charlotte está às voltas com as agruras da maternidade. Além de tomar conta de suas duas filhas pequenas e choronas sente-se ameaçada pela presença de uma babá mais nova e muito bonita. Carrie por sua vez, acostumada com a badalação nova-iorquina, atravessa uma crise na qual teme fazer parte de um casal "velho, cansado e sem graça" ao lado de Mr. Big, seu grande amor.

O escape destas tristes realidades surge quando Samantha é convidada para uma reunião de negócios em Abu Dhabi, com direito a passagens e estadias de graça para o quarteto. Em meio ao deserto Carrie reencontra seu ex-namorado Aidan Shaw.

A sacada é genial. Carrie é atormentada pelo fantasma da traição. O filme resgata a graça do seriado, traz à tona as dúvidas da personagem e a fundamental participação das amigas na resolução dos conflitos. A coincidência transforma o longa em uma parábola do recomeço.

"Sex and the City 2" é isto: uma fábula moderna - e fashion - sobre reinventar-se e redescobrir-se. Um delicioso programa para curtir com os amigos.

Divulgação
John Corbett e Sarah Jessica Parker em cena de "Sex and the City 2"; fantasma da traição persegue protagonista
John Corbett e Sarah Jessica Parker em cena de "Sex and the City 2"; fantasma da traição persegue protagonista
 
Voltar ao topo da página