Livraria da Folha

 
28/05/2010 - 15h08

Adaptação de "O Fantasma" dirigida por Polanski estreia no Brasil

da Livraria da Folha

Quando o novo filme de Roman Polanski, "O Escritor Fantasma" foi apresentado no Festival de Berlim de 2010 todas as atenções do evento estavam voltadas pare ele. Especialmente pela ausência do diretor, em prisão domiciliar para responder a acusações de pedofilia.

Divulgação
Ewan McGregor estrela adaptação do thriller "O Fantasma" dirigida por Roman Polanski; diretor ganhou Urso de Prata em Berlim 2010
Ewan McGregor estrela adaptação do thriller "O Fantasma" dirigida por Roman Polanski; diretor ganhou Urso de Prata em Berlim 2010

O longa chega nesta sexta-feira (28) aos cinemas brasileiros após ser premiado com o Urso de Prata de melhor diretor. No evento, foi representado pelos produtores, pelos atores Ewan McGregor e Pierce Brosnan e pelo roteirista Robert Harris.

Harris é, também, o autor do livro que deu origem ao filme. "O Fantasma" foi oferecido desde o início para Polanski adaptar, mas o interesse só surgiu após o volume ficar pronto. As acusações e o pedido de extradição ocorreram quando "O Escritor Fantasma" estava sendo finalizado.

A trama acompanha o escritor fantasma contratado para escrever a autobiografia do ex-primeiro-ministro britânico. Com a imagem abalada após atentados terroristas, Adam Lang tenta recuperar o trabalho de dez anos na política.

Com o prazo apertado para finalizar o livro, escritor, político e a esposa exilam-se em uma casa de veraneio a fim de cumprir o contrato. O que os impede de terminar o trabalho é a sequência de mistérios que se sucedem após a morte do primeiro contratado, que não foi explicada.

Escrito como um exercício de ficção, livro e filme acabaram se tornando síntese da situação política mundial, com guerras e conflitos surgindo juntamente com denúncias de abusos na luta contra o terror.

 
Voltar ao topo da página