Livraria da Folha

 
26/05/2010 - 23h32

De pornô gay a livros teens, "Saga Crepúsculo" inspira chacotas

WILLIAM MAGALHÃES
da Livraria da Folha

A pouco mais de um mês do lançamento de "Eclipse", terceiro longa da "Saga Crepúsculo", os vampiros voltam ao centro das atenções e despertam o interesse em crianças e adultos.

Uma das mais recentes obras inspiradas no universo dos sugadores de sangue é o pornô gay "Twinklight", cujo trailer no Youtube atrai um número cada vez maior de acessos. A história é protagonizada pelo casal Edmund e Billa. No original, os personagens que têm feito as adolescentes suspirarem são Edward Cullen e Bella Swan.

Reprodução
Vampiros em ação em cena de "Twinklight" divulgada em trailer no You Tube; filme parodia a "Saga Crepúsculo"
Vampiros em ação em cena de "Twinklight" divulgada em trailer no Youtube; filme parodia a "Saga Crepúsculo"

O lançamento em DVD da versão para adultos de "Crepúsculo" acontece no exterior em 30 de junho, mesma data em que estreia o filme da franquia oficial. "Twink", em inglês, é um jargão conhecido entre admiradores da pornografia gay. O termo denomina rapazes novos com rosto de adolescentes e corpos sarados.

Divulgação
Se os vampiros podem ser perigosos, ao menos eles não têm espinha, explica o livro
Vampiros são perigosos, mas não têm espinha, explica livro

Na esteira do já aguardado longa, lançamentos sobre vampiros aquecem também o mercado editorial. "O Vampiro não Está Tão a Fim de Você" , que chega às livrarias pela Galera Record, é um guia que ironiza - e muito - o universo criado por Meyer. Sua proposta lembra bastante revistas voltadas a adolescentes como "Capricho" e "Atrevida".

Recheado de testes e infográficos o livro, escrito pelo vampiro Vlad Mezrich, auxilia as garotas a conquistarem ou desencanarem de vez de suas paixões vampíricas. A edição, marcada pela tonalidade das cores preta e vermelha, traz todo tipo de listas como prós e contras da eternidade como "economizar com Listerine, porque você sempre terá um hálito doce de hortelã" ou "beber só sangue o resto da vida".

"Crespúsculo"", o primeiro livro da série, já foi alvo também de uma paródia um pouco mais direta. "Opúsculo" é uma obra coletiva escrita pelo grupo "The Harvard Lampoon". Piadas e trocadilhos permeiam o enredo. Na cópia, por exemplo, a protagonista é Belle Goose. O sobrenome, em inglês, significa ganso. Swan é cisne.

Enquanto "Eclipse" não entra em cartaz, os fãs da sequência criada por Stephenie Meyer podem se contentar com duas novidades. A editora Intrínseca lançou neste mês uma versão do livro com capa inspirada no pôster do filme, assim como fez com os anteriores "Crepúsculo" e "Lua Nova" .

Há também "A Breve Segunda Vida de Bree Tanner", um spinn-off criado pela autora que se passa durante a história de "Eclipse". O lançamento, que está em pré-venda na Livraria da Folha, chega ao mercado em 5 de junho e conta a história de uma vampira que integra o time de recém-criados formado pela vilã Victoria.

Por último, mas não menos importante, outra novidade deste universo é "Reunião Sombria" quarta parte da franquia "Diários do Vampiro". A série literária criada em 1991 que ganhou uma versão televisiva estrelada por Ian Somerhalder e Nina Dobrev. O volume também está em pré-venda na Livraria da Folha.

Reprodução
Os personagens Edmund e Billa se beijam em cena de trailer de "Twinklight", pornô gay inspirado em "Crepúsculo"
Os personagens Edmund e Billa se beijam em cena de trailer de "Twinklight", pornô gay inspirado em "Crepúsculo"
 
Voltar ao topo da página