Livraria da Folha

 
27/05/2010 - 15h39

Espaço Unibanco exibe filme sobre Bailão, clube para gays maduros de SP

SÉRGIO RIPARDO
da Livraria da Folha

O Espaço Unibanco Augusta abriga, nesta quinta-feira (27), a partir das 21h30, o curta "Bailão", de Marcelo Caetano, já premiado em festival de cinema de Pernambuco. O filme retrata o clube ABC Bailão, no centro paulistano, um dos destaques do "Guia GLS São Paulo" nos endereços de points para gays maduros e seus admiradores.

Daia Oliver
Pista do ABC Bailão lembra tabuleiro, onde idosos e seus admiradores dançam sem medo ao som de antigos hits
Pista do ABC Bailão lembra tabuleiro, onde idosos e seus admiradores dançam sem medo ao som de antigos hits

O clube deve exibir o filme no telão da pista no próximo dia 3 de junho, na semana da Parada Gay (6). O "Guia GLS São Paulo" revisitou o Bailão no último domingo, onde o público é mais variado (há também muitos cabeleireiros, maquiadores, chefs de cozinha e garçons, que folgam às segundas). O clube abre também às quintas (quando é servido um buffet a partir das 21h, com direito a mexerica, queijos e torradas), sextas e sábados.

Daia Oliver
Depois da meia-noite, pista começa a lotar; antes das 3h, casais já se formam e se beijam
Depois da meia-noite, pista começa a lotar; antes das 3h, casais já se formam e se beijam

O som mistura hits dos anos 60, 70, 80 e 90 e as últimas das FMs. Atualmente, até as músicas de Lady Gaga eletrizam a pista, em meio a seus globos espelhados, rivalizando em popularidade com nomes como Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Na parte de cima do clube, a paquera rola solta e dá para ter uma visão da pista e dos potenciais pretendentes. Seguranças advertem quem tenta tirar fotos por celular.

Divulgação
Guia traz também opções de lazer para público gay maduro
Guia traz também opções de lazer para público gay maduro

Há presença de mulheres como funcionárias do bar e habitués da pista, mas em geral acompanhadas de amigos. Os ursos (como são chamados os gordinhos gays) também marcam presença. Os dois banheiros são limpos e vigiados --o que fica no térreo é o mais procurado para paquera, porque há espelhos que ajudam na troca de olhares. Mas funcionários da limpeza impedem abordagens mais atrevidas dos frequentadores.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Ao contrário de outros clubes GLS da cidade, o Bailão é um lugar que lota rápido, e a festa tende a acabar cedo (antes das 3h da manhã). Uma das razões é a rapidez com que os casais se formam. Não há muito carão (gíria do mundo gay para atitudes esnobes na hora da paquera). Além de homens grisalhos, calvos e de idade avançada (há até habitués com mais de 70 anos), o lugar também é bastante frequentado por baixinhos e quem gosta de ritmos brasileiros, como sertanejo, forró e axé. O telão exibe clipes antigos de artistas nacionais (como Jota Quest, RPM, Elizângela, Clara Nunes...) e estrangeiros (ABBA, Village People, Madonna, The Smiths...).

O "Guia GLS São Paulo" acompanha o Bailão há uma década. O clube completou 13 anos (no início, chamava-se Homo Sapiens). Com capacidade para 500 frequentadores, fica na r. Marquês de Itu, 182, na região da República. Como essa via é um reduto de prostituição masculina, é sempre bom ter cuidado com o golpe do "boa noite cinderela", em que um garoto de programa coloca sedativo na bebida da vítima para roubá-lo após sair do clube.

O site do curta-metragem é filmebailao.wordpress.com.

 
Voltar ao topo da página