Livraria da Folha

 
09/06/2010 - 19h08

Janete Clair era um burro de carga para trabalhar, diz Gilberto Braga

da Livraria da Folha

Reprodução
Livro traz roteiro da minissérie e memórias do autor
Livro traz roteiro da minissérie e memórias de Gilberto Braga

Chegou às livrarias "Anos Rebeldes", uma compilação com o roteiro da minissérie de Gilberto Braga, exibida pela TV Globo em 1992, e textos do novelista sobre sua vida e obras que o influenciaram.

A série ficou marcada na história da televisão brasileira por ter sido a primeira obra da teledramaturgia a tratar do período da ditadura militar logo após a abertura. A exibição que coincidiu com o caso de impeachment do ex-presidente Fernando Collor também contribuiu para o sucesso da série.

Na introdução de "Anos Rebeldes", Gilberto Braga conta como surgiu o convite para começar a escrever novelas para a Globo. Pupilo de Janete Clair, considerada até hoje uma das maiores novelistas do país, o autor fala sobre sua relação com ela.

O relato mostra como Janete teve uma participação fundamental na vida de Braga e como a autora conseguia escrever suas novelas ao mesmo tempo que dava conta de inúmeros outros compromissos. Leia trecho.

Márcio de Souza/TV Globo
O novelista Gilberto Braga, autor da minissérie "Anos Rebeldes" desenvolve a trama que substituirá "Passione"
O novelista Gilberto Braga, autor da minissérie "Anos Rebeldes" desenvolve a trama que substituirá "Passione"

*

Quando entreguei o quinto Caso especial, Daniel Filho me perguntou, antes mesmo de ler: "Quer escrever a próxima novela das sete?" Eu respondi: "Tá maluco? Que novela? Eu nunca vi novela, não sei nada de novela." Ele respondeu que, mesmo assim, achava que eu tinha jeito e estava precisando de novos colaboradores.

No início dos anos 70, o problema da Globo era ter alguém com quem Janete Clair pudesse alternar a novela das oito. Acontecia o seguinte: entrava novela da Janete e era um sucesso, entrava novela de outro e não dava certo. Lauro César Muniz tinha ido muito bem no horário das sete com sua novela Carinhoso, com Regina Duarte, Claudio Marzo e Marcos Paulo. Daniel Filho viu aí o caso de experimentar
Lauro no horário das oito e isso abria uma vaga às sete. Daniel sugeriu que Lauro César escrevesse trinta capítulos de uma novela comigo, me passando técnica, e depois eu seguiria sozinho. Aceitei.

Tudo correu bem enquanto eu estava com Lauro. Mas, quando fiquei só, me atrapalhei e não conseguia escrever seis capítulos por semana. O que salvou a pátria foi que Janete Clair estava assistindo à novela e gostava dos diálogos. Janete conversou com Daniel e resolveu me ajudar. Tratava-se exatamente do que hoje se chama "supervisão de texto", só que na época isso não era oficial. Passei a ter uma reunião semanal com Janete na qual a gente bolava as histórias que seriam contadas durante a semana seguinte.

Janete era um burro de carga para trabalhar, conseguia fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, além de dirigir uma casa, criar seus filhos, e paparicar o Dias Gomes como o grande escritor da mansão da rua Tabatinguera. Ela lia a minha novela, fazia uma reunião semanal comigo e ao mesmo tempo escrevia uma novela, Fogo sobre terra. Graças à sua boa vontade, fiquei mais seguro, até porque Janete tinha um jeito muito hábil de lidar com o supervisionado. E assim consegui terminar Corrida do ouro. Fiquei na Globo como aquela pessoa que ainda não está pronta para escrever novela sozinha, mas que também não devia ser dispensada.

*

"Anos Rebeldes"
Autor: Gilberto Braga
Editora: Rocco
Páginas: 632
Quanto: R$ 59,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na "Livraria da Folha"

 
Voltar ao topo da página