Livraria da Folha

 
13/08/2010 - 22h05

Mídia vê eleição como corrida de cavalo, diz "Manual Completo de Campanha Eleitoral"

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro trata da modernização das campanhas eleitorais brasileiras
Livro trata da modernização das campanhas eleitorais brasileiras

"A mídia é um monstro gigantesco que se alimenta de diversas manchetes por dia, e que precisa ser continuamente alimentado. Ou você o alimenta ou ele alimenta-se de você".

No "Manual Completo de Campanha Eleitoral", essa frase atribuída à Mandy Grunwald, consultora de mídia da campanha de Clinton em 1994, ilustra o capítulo sobre a importância da imprensa num ano de eleições, dando dicas sobre como lidar com jornalistas e evitar prejuízos à imagem do candidato.

O livro sustenta que os jornalistas cobrem uma sucessão como uma "corrida de cavalos". Francisco Ferraz, professor de ciência política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, escreve que o "candidato precisa da imprensa, e a imprensa precisa dele. Como tal, gostando ou não, estão amarrados uns aos outros, pelo tempo que durar a campanha".

Ele descreve o assessor de imprensa do candidato como uma "peça-chave" nessa relação. "Sendo um jornalista, poderá evitar que seu candidato cometa erros que o prejudiquem. Ao mesmo tempo, poderá 'negociar' com o jornalista nos momentos de atrito, evitando a radicalização."

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O autor explica por que um candidato nunca deve elogiar o trabalho de um repórter em público ("é objeto de piadas e chacotas de colegas, pode ser visto por alguns como "chapa branca"), descreve como alguns profissionais da mídia são "vingativos", emite avaliações sobre as melhores atitudes da campanha para momentos de crise, como a divulgação de denúncias e escândalos, e detalha estratégias como produzir um vazamento ou falar em "off" (sem autorizar identificação) com jornalistas.

Leia um trecho de Manual Completo de Campanha Eleitoral.

*

O foco que é universalmente usado pelos jornalistas para cobrir uma eleição é obtido por analogia a uma corrida de cavalos.

Esta maneira de encarar a cobertura privilegia acima de tudo o andamento da corrida, quem está na frente, quem o ameaça na liderança da corrida, quem esteve na frente e ficou para trás, quem estava atrás e agora está avançando, até a reta de chegada, quando a corrida fica mais emocionante e os concorrentes dão tudo para vencer.

Decorrência desta postura é o poder das pesquisas na fixação das pautas da mídia e dos candidatos. Não somente a divulgação de pesquisas ganha espaços nobres nos veículos, como a ordem dos candidatos na corrida determina em grande medida as prioridades da cobertura.

Como é óbvio, a cobertura não se limita a registrar os dados das pesquisas. A cobertura acompanha tudo que está ocorrendo em volta da corrida e que pode afetar o desempenho dos competidores, mesmo antes de ela começar. Entretanto, tudo é encarado na perspectiva da competição.

Portanto, ao lidar com a imprensa, o candidato deve saber que a matéria que interessa ao jornalista sempre deverá ter relação com a corrida. Se você tentar passar para o jornalista suas ideias para o meio ambiente, por exemplo, e o fato mais recente da campanha diz respeito a uma acusação feita contra o candidato que está liderando a eleição, você perceberá que a caneta dele não se move. Ele não está interessado, o que você está falando não é notícia.

Notícia de campanha é todo fato ou declaração que afeta ou pode afetar o comportamento e o desempenho dos competidores na corrida. Assim, ataques pessoais, erros cometidos, escândalos envolvendo o candidato, sua família ou auxiliares sempre ganharão da mídia maior atenção que propostas, ideias e programas de governo.

Na eleição, como na cobertura jornalística em geral, o desastre sempre é mais notícia do que a inauguração de uma escola.

*

"Manual Completo de Campanha Eleitoral"
Autor: Francisco Ferraz
Editora: L&PM Editores
Páginas: 406
Quanto: R$ 45,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página