Livraria da Folha

 
01/06/2010 - 18h01

Crítico e filósofo Benedito Nunes leva R$ 100 mil com prêmio Machado de Assis

da Livraria da Folha

Companhia das Letras
Crítico e filósofo Benedito Nunes, autor de "Clave do Poético", vencedor do prêmio Machado de Assis 2010
Crítico e filósofo Benedito Nunes, autor de "Clave do Poético", vencedor do prêmio Machado de Assis 2010
Divulgação
De Nietzsche e Wittgenstein até a literatura brasileira contemporânea
Obra de Nunes busca um diálogo entre literatura e filosofia

A ABL (Academia Brasileira de Letras) escolheu o paraense Benedito Nunes como o vencedor do prêmio Machado de Assis 2010. Ele vai receber R$ 100 mil em dinheiro, um diploma e um troféu criado pelo escultor Mário Agostinelli - um pequeno busto de Machado de Assis.

Benedito Nunes é autor de uma extensa obra. Alguns de seus trabalhos são "Oswald Canibal", "Crivo de Papel" e A Clave do Poético".

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"Um fino analista de textos narrativos e poéticos, além de um teórico literário de fôlego", descreveu a ABL, em nota. A cerimônia de entrega do prêmio será no Petit Trianon, dia 20 de julho, data em que se comemorará o 113º aniversário da ABL.

Nunes é crítico literário, professor, escritor, ensaísta e filósofo. Ele é um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará, depois incorporada pela Universidade Federal do Pará. Ensinou literatura e filosofia em outras faculdades do Brasil, da França e dos Estados Unidos.

"Benedito Nunes, analisada sua obra, é um estudioso capaz de construir pontes entre a interpretação do texto literário e a sondagem filosófica, no caso fenomenológica, na linha dos grandes pensadores existenciais, como o alemão Martin Heidegger e o francês Jean-Paul Sartre. Essa dupla dimensão já aparece em seu estudo antológico, obra pioneira publicada em 1966, sobre a obra de Clarice Lispector: 'O drama da linguagem, uma leitura de Clarice Lispector'", descreveu a nota da ABL.

 
Voltar ao topo da página