Livraria da Folha

 
04/06/2010 - 21h14

Em estreia no cinema, dono sofre por não domar cachorro; veja livros sobre bichos

WILLIAM MAGALHÃES
da Livraria da Folha

Divulgação
Livro ensina a interpretas a linguagem corporal dos cachorros
Livro ensina a interpretar linguagem corporal dos cachorros

Se soubesse interpretar os sinais corporais de seu cão e desse um pouco mais de atenção aos seus filhos, a vida de Phil Winslow seria bem mais fácil. Além disso não haveria metade dos problemas em "Marmaduke", filme infantil sobre um dogue alemão que estreia nesta sexta-feira.

Enquanto o dilema do pai da família Winslow gira em torno de não ouvir seus parentes mais próximos, o cachorro sofre por se apaixonar por uma collie - raça da Lassie - e não escutar o que avisam seus amigos vira-latas.

A história de Marmaduke é uma metáfora da vida adolescente e colegial. Ao mudar-se com a família para Califórnia, Phil vira publicitário de uma empresa de ração animal. O parque dos cachorros, onde boa parte da ação se passa, vira seu escritório ao ar livre.

A relação de amor entre animais e humanos não está presente apenas nas telonas. Dicas de como cuidar bem dos bichinhos e proporcionar um melhor bem-estar aos nossos companheiros motiva um número cada vez maio de lançamentos editoriais.

Divulgação
Marmaduke é inspecionado pelo patrão de Phil no parque dos cachorros em cena do filme
Marmaduke é inspecionado pelo patrão de Phil no parque dos cachorros

Um dos últimos lançamentos desta área é "Cachorros Falam", de Sophie Collins, publicado pela Ediouro. Nesta obra a autora ajuda a entender e interpretar a linguagem corporal dos cães.

"Brincando com o seu Cão" traz dicas de exercícios e jogos que ajudam a fortalecer a musculatura dos animais e proporcionar momentos de lazer e descontração com os melhores amigos.

Um bom conselho para os que não desejam passar por problemas iguais aos do filme, lidando com o comportamento imprevisível e eufórico dos bichos de estimação é "Cães Educados, Donos Felizes", de Cesar Millan e Melissa Jo Peltier, que dá dicas de adestramento e de como desenvolver as habilidades de seu cão.

Divulgação
Marmaduke e seu "irmão", o gato Carlos, após uma "festa animal" na casa dos Winslow
Marmaduke e seu "irmão", o gato Carlos, após uma "festa animal" na casa dos Winslow
 
Voltar ao topo da página