Livraria da Folha

 
10/06/2010 - 13h35

Em livro, ex-embaixador britânico revela atrocidades cometidas no Uzbequistão

da Livraria da Folha

Divulgação
Ex-embaixador britânico foi enviado ao Uzbequistão e revela bastidores
Ex-embaixador britânico foi enviado ao Uzbequistão e revela bastidores

Em um relato turbulento, o ex-embaixador britânico no Uzbequistão e atual reitor da Universidade de Dundee, Craig Murray, descreve as engrenagens do mundo diplomático na autobiografia "Diplomacia Suja". O volume será lançado pela Companhia das Letras em 28 de junho.

Quando chegou ao país, Murray era um diplomata em ascensão. À época, assumia um posto estratégico e tinha por missão fortalecer as relações comerciais entre o Uzbequistão e a Grã-Bretanha. Seu objetivo também consistia em auxiliar na guerra contra o terror.

No entanto, o diplomata se deparou com um julgamento fraudulento de dissidentes e fotos estarrecedoras, nas quais um opositor do regime foi fervido até morrer. Decidiu retransmitir a informação pelos canais do serviço britânico e obteve uma resposta ainda mais surpreendente --"o governo uzbeque é nosso aliado na guerra contra o terror, não interfira".

Murray pode ser considerado um herói involuntário pelo fato de ter revelado os fatos em público. Nesse volume, o ex-embaixador britânico no Uzbequistão de 2002 a 2005 também fala sobre sua conturbada vida pessoal e da paixão por uma stripper de Tashken.

 
Voltar ao topo da página