Folha.com

Notícias

Assine a Folha

Livraria da Folha

11/06/2010 - 08h17

Saiba como fazer acarajé em casa

da Livraria da Folha

Divulgação
Comidinhas de Rua Deliciosas Receitas com os Sabores Mais Autênticos do Mundo 1a. edição, 2008 Tom Kime Publifolha
Receitas servidas nas ruas de vários países são explicadas no livro

A culinária baiana atrai muitos apreciadores e um dos principais destaques dessa cozinha é o acarajé, famoso bolinho feito com massa de feijão e frito no azeite de dendê, que pode ser recheado com salada, camarões, vatapá e ainda receber um toque de pimenta.

O acarajé é uma das atrações de Salvador e o melhor lugar para comê-lo é nas inúmeras barraquinhas espalhadas pela cidade. O fato do bom acarajé estar na rua não significa que a receita não possa ficar igualmente sabororsa se preparada em casa.

No livro "Comidinhas de Rua" o autor Tom Kime separou receitas práticas e saborosas de comidas vendidas nas ruas de vários países do mundo.

No total, são 90 receitas de mais de 20 países explicadas em detalhes e com anotações de bordo do autor, que revela como descobriu os segredos das iguarias.

Aprenda a preparar um acarajé:

*

Karime Xavier/Folha Imagem
SAO PAULO - SAO PAULO - BRASIL - 27.11.08 - ILUSTRADA - ACARAJES - Acarajes e ingredientes do Restaurante Rota do Acaraje. Foto : Karime Xavier / Folha Imagem. ***GASTRONOMIA***
Acarajé; símbolo da cozinha baiana, também pode ser feito em casa

Acarajés com salada

Rendimento: 4-6 porções

Bolinho:

- 1 kg de feijão-fradinho
- 300 g de cebola ralada
- 1 colher (chá) de pimenta-de-caiena
- óleo vegetal para fritar
- 2 dentes de alho picados finamente
- 4 cm de raiz de gengibre ralada
- sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

Salada:

- 1 abacate fatiado
- 4 tomates maduros fatiados
- 4 cebolinhas verdes fatiadas
- 2 pimentas-malaguetas sem sementes picadas finamente
- suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo:

1. Deixe o feijão de molho em água fria por 2 horas. Enxágüe e retire a pele e os olhinhos. Coloque o feijão e a cebola em uma panela, cubra com água, leve ao fogo, deixe ferver e cozinhe por cerca de 40 minutos. Escorra e passe essa mistura e a pimenta-de-caiena num processador de alimentos.

2. Aqueça um pouco de óleo numa frigideira de fundo grosso e refogue o alho e o gengibre por 2 minutos. Adicione a pasta de feijão, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe em fogo baixo. Mexa com uma colher de pau para que a pasta não grude na frigideira. Cozinhe por 15-20 minutos, mexendo de vez em quando. Prove o tempero. Tire do fogo e reserve.

3. Ponha óleo numa frigideira de fundo grosso e leve-a ao fogo. Quando o óleo estiver bem quente, mergulhe nele uma colher de sobremesa. Encha a colher com a pasta de feijão, formando um bolinho firme e redondo. Frite-o. Encha a frigideira de bolinhos. Frite por 6-8 minutos, até ficarem bem dourados. Escorra em papel-toalha. Use toda a pasta.

4. Para fazer a salada, ponha o abacate, o tomate, a cebolinha e a pimenta-malagueta numa vasilha e misture. Em outro recipiente, misture o suco de limão, o vinagre, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino. Tempere a salada e sirva-a com o acarajé ou, caso goste de frutos do mar, com alguns camarões fritos.

*

"Comidinhas de Rua"
Autor:Tom Kime
Editora: Publifolha
Páginas: 224
Quanto: R$ 39,92
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha