Livraria da Folha

 
09/06/2010 - 15h53

Discutir a relação não melhora namoro nem casamento, afirmam terapeutas

da Livraria da Folha

Divulgação
Conversar demais pode desgatar a relação e não resolver problemas
Conversar demais pode desgatar relação e não resolver problemas

A menos de uma semana do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, vale refletir sobre seu relacionamento amoroso. Há pontos que precisam ser melhorados? Se sim, como alcançar tais progressos? Discutir a relação não é o melhor dos caminhos, segundo os terapeutas norte-americanos Patrícia Love e Steven Stosny.

Autores de "Não Discuta a Relação", Love e Stosny vão na contramão do ditado "é conversando que a gente se entende" e propõem alternativas à famosa DR --na opinião dos terapeutas, longas conversas mais desgastam namoros e casamentos do que resolvem problemas.

A explicação para isso está na forma como cada parceiro enxerga o relacionamento. A mulher geralmente quer discutir quando está triste, achando o companheiro está distante, desligado ou desinteressado. Já o homem evita a conversa por vergonha, por sentir-se mal ao perceber que não está cumprindo seu papel de provedor e protetor da mulher.

Veja lista com outros livros sobre sexo e relacionamento

Se essa dinâmica for levada adiante, o casal pode chegar a uma completa sensação de isolamento na mulher e de fracasso no homem. As saídas indicadas pelos autores têm quatro focos: toque, rotina, atividades em conjunto e sexo. Ou seja, nada de blá blá blá toda hora.

Dicas de como fortalecer a conexão física e emocional dos parceiros são apresentadas ao longo da narrativa de "Não Discuta a Relação", com especial destaque para o tópico sexo, tido como a principal ferramenta não racional para fortalecer um relacionamento.

 
Voltar ao topo da página