Livraria da Folha

 
11/06/2010 - 12h27

Em livro, historiador explica tráfico de escravos no Brasil e EUA do século 19

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro explica como Brasil e EUA estavam atados pela escravidão
Livro explica como Brasil e EUA estavam atados pela escravidão

Em "O Sul Mais Distante", o professor da Universidade de Houston (Texas), Gerald Horne, detalha as relações políticas e econômicas entre dois grandes impérios escravistas do século 19 --os Estados Unidos da América e o Império do Brasil.

Os dois países estavam profundamente ligados por conta da escravidão negra e do tráfico transatlântico de escravos. À época, os senhores de escravos de ambas as nações enfrentavam a hostilidade crescente dos militantes abolicionistas da Grã-Bretanha e das unidades federativas do norte dos EUA.

Horne utilizou-se de vasta pesquisa em arquivos de diversos países para estudar como os ideólogos da escravidão no sul norte-americano posicionavam-se diante do que se passava no Brasil, tido por eles como o "sul mais distante".

Os planos para a ocupação da Amazônia com o emprego de mão de obra negra e de capitais sulistas, a reabertura do tráfico transatlântico negreiro após sua proibição em 1850 e o estabelecimento de uma aliança internacional pró-escravista entre os EUA e o Império do Brasil são alguns dos temas tratados pelo historiador para esclarecer as trajetórias históricas/escravistas dos países.

 
Voltar ao topo da página