Livraria da Folha

 
14/06/2010 - 19h47

Biografias contam como grandes líderes políticos moldaram a história mundial

da Livraria da Folha

Para compreender o mundo contemporâneo, nada melhor do que mergulhar na história de seus principais líderes. As biografias de nomes que comandaram revoluções ou que estão à frente de grandes potências, além de servirem como aulas de história, humanizam figuras até então intocáveis diante do povo.

Barack Obama, o atual presidente dos Estados Unidos, teve parte de sua jornada retratada em imagens. "Obama" (Manole, 2009) foi lançado sob a tutela do jornal "The New York Times" e traz aos leitores a trajetória extraordinária do político, da infância até a posse, passando pela marcante corrida eleitoral. A obra reúne ainda reportagens e a íntegra de seus principais discursos.

Outro líder de origem norte-americana que marcou a história do país é Martin Luther King. Com "As Palavras de Martin Luther King" (Zahar, 2010), os admiradores de um dos maiores símbolos da luta pela igualdade têm acesso aos trechos mais significativos de suas declarações, sermões e livros.

Fotomontagem Folha Online
Grandes líderes políticos que ficaram marcados na história mundial têm suas trajetórias narradas em biografias
Grandes líderes políticos que ficaram marcados na história mundial têm suas trajetórias narradas em biografias

Um discurso foi o que também serviu de base para ilustrar as ideias do estadista que, antes da maioria, reconheceu o poder de Hitler, o tamanho do vigor das forças alemãs e a importância de enfrentá-las. Em "Churchill e o Discurso Que Mudou a História" (Zahar, 2009), o historiador John Lukacs debruçou sobre a palavras inaugurais de Winston Churchill como primeiro-ministro, em maio de 1940. Na época, ele disse: "Eu diria a Casa, como disse àqueles que se juntaram a este governo: nada tenho a oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor".

Outro que se doou bastante em prol da causa de seu país foi Nelson Mandela. Por mais de dois anos, em pleno período de reconstrução democrática da África do Sul, nos início dos anos 1990, o editor da revista "Time" Richard Stengel presenciou o dia a dia do líder, o auxiliando a escrever sua autobiografia. As horas de convívio resultaram num relacionamento de amizade e no livro "Os Caminhos de Mandela" (Globo, 2010).

No Brasil, Luis Inácio Lula da Silva teve sua história contada no livro de Denise Paraná chamado "A História de Lula: O Filho do Brasil" (Editora Objetiva, 2009). Na obra, o presidente abre as janelas da memória, retoma as primeiras lembranças da infância e conta dos sonhos e conquistas, sem esquecer as derrotas e os sofrimentos. O volume inspirou o filme homônimo de Fábio Barreto.

 
Voltar ao topo da página