Livraria da Folha

 
11/06/2010 - 21h08

No gramado, a política que impera é a do futebol; veja livros sobre a Coreia do Sul

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Pela primeira vez, as Coreias do Norte e do Sul dividirão uma edição da Copa do Mundo. A do Sul se classificou em 6 de junho de 2009, durante as eliminatórias da Ásia. A seleção sul-coreana obteve o primeiro lugar no Grupo B nas finais asiáticas.

Esta é a oitava vez que a Coreia do Sul participa do Mundial. Nas primeiras cinco participações, o país não passou da primeira fase. Em 2002, como cosede do campeonato com o Japão, a seleção chegou ao quarto lugar.

Conheça nossa home dedicada às Coreia do Sul e do Norte

Divulgação
Veja características das economias da Coreia do Sul, Japão e China
Veja características das economias da Coreia do Sul, Japão e China

Se no gramado a política que impera é a do futebol, nas relações entre as duas Coreias é a "política do Sol". Um dos episódios que marcaram a história da Coreia do Sul foi a cisão que ocorreu com a parte norte durante a Guerra da Coreia.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os países que venceram o conflito dividiram a região coreana em duas áreas de influência --o sul capitalista, apoiado pelos Estados Unidos e Japão, e o norte comunista, com apoio da extinta URSS e China. Cinco anos após a divisão, iniciava-se a guerra.

Devido ao impasse entre as duas regiões, um armistício foi assinado em 1953, dividindo a península com uma zona desmilitarizada. Com isso, a parte sul-coreana alcançou um rápido crescimento econômico. Já o norte ficou conhecido por uma espécie de devoção a Kim Il-Sung, que governou o país no período entre 1945 e 1994, e é pai do atual presidente Kim Jong-il.

 
Voltar ao topo da página