Livraria da Folha

 
12/06/2010 - 14h51

Tentando repetir zebra, EUA enfrentam Inglaterra pelo grupo C

da Livraria da Folha

Superpotência cultural, militar e econômica, os Estados Unidos ainda engatinham no futebol. O otimista Barack Obama, que garante ser fã da modalidade, já prometeu ir à África do Sul para assistir à final se a seleção dos EUA chegar até lá.

Divulgação
Obama está otimista com campanha norte-americana na África do Sul
Obama está otimista com campanha norte-americana na África do Sul

Tal previsão, no entanto, não figura na lista dos especialistas no assunto. Mesmo depois de a equipe surpreender na Copa das Confederações, a falta de tradição nos Mundiais ainda soma pontos contra.

Sem grandes nomes, o primeiro grande objetivo do time é repetir o feito da Copa disputada no Brasil. No que entrou para a história como a maior zebra dos Mundias, os EUA venceram os ingleses por 1x0. Para conseguir o feito mais uma vez, a tática é irritar o esquentado Wayne Rooney e deixar o adversário com um a menos.

O futebol, aliás, é uma das poucas atividades em que o país não tem destaque internacional. O cinema, por exemplo, foi popularizado de tal forma que se tornou a mídia hegemônica do século 20. Junto da constelação de estrelas hollywoodianas, nasceram diversas biografias de atrizes, diretores e atores.

Outra marca registrada é a música. O rock norte-americano, especialmente o produzido nas décadas de 1960 e 1970, teve grande influencia na poesia e literatura da "geração beat", cujo espírito de rebeldia aparece em obras de Jack Kerouac e Charles Bukowski.

Uma nação jovem dentro da civilização ocidental, os EUA desde cedo buscaram uma identidade que misturavam a tradição do Velho Mundo com seu espírito desbravador e pessoal.

A literatura norte-americana teve um grande papel nesse aspecto, forjando uma personalidade para o país em grandes obras de escritores como Herman Melville, Mark Twain, F. Scott Fitzgerald, entre outros.

As duas seleções enfrentam-se neste sábado (12) às 15h30.

 
Voltar ao topo da página