Livraria da Folha

 
14/06/2010 - 16h28

Miley Cyrus vive adolescente rebelde; leia trecho do livro do filme

da Livraria da Folha

Em sua primeira incursão na dramaturgia sem a personagem de Hannah Montana, Miley Cyrus encarna uma adolescente revoltada com tudo e com todos. O filme "A Última Música", em cartaz no Brasil desde sexta-feira (11), tem o roteiro de Nicholas Sparks, Jeff Van Wie e deu origem ao livro homônimo de Sparks.

Divulgação
Miley Cyrus e Liam Hemsworth, em cena de "A Última Música"
Miley Cyrus e Liam Hemsworth, em cena de "A Última Música"

Em seus agradecimentos, o autor dedica espaço à família Cyrus e especialmente a estrela adolescente por ter escolhido o nome de sua personagem. O escritor tem experiência com adaptações cinematografias, a mais recente é "Querido John", com Amanda Seigfrield como protagonista.

A trama acompanha Ronnie, uma jovem de 17 anos que abandonou o piano e se tornou difícil de conviver após seu pai abandonar a família. Ela está indo passar as férias contra a sua vontade na Carolina do Norte, na casa dele.

Quando se estabelece na praia de Wrightsville, conhece o garoto mais popular da cidade e, como todos os romances de Sparks, começa um amor entre os dois. Assim, a jovem ira aprender a crescer e a perder.

Leia abaixo e o prólogo e um trecho do primeiro capítulo de "A Última Música"

*

Prólogo

Olhando pela janela, Ronnie queria saber se o pastor Harris já teria chegado à igreja. E ao olhar para as ondas quebrando na praia, imaginava se ele conseguiria notar o jogo de luzes no vitral no alto da entrada da igreja. Talvez não - a janela tinha sido instalada havia mais de um mês, e, afinal de contas, ele deveria estar muito ocupado com outras coisas para perder tempo olhando para ela. Mesmo assim, Ronnie tinha esperança de que o recém-chegado passasse pela primeira vez em frente à igreja naquela manhã e tivesse a mesma sensação de admiração que ela teve ao ver as luzes pela primeira vez, em um dia frio de novembro. E esperava também que o visitante perguntasse a si mesmo quem havia feito a janela ao admirar sua beleza.

Já estava acordada havia uma hora, mas ainda não tinha criado coragem para enfrentar o novo dia. Celebrar Natal e Ano-Novo não seria fácil este ano. Ontem, havia levado seu irmão mais novo, Jonah, para um passeio na praia. Viram algumas árvores de Natal nos deques de algumas casas.
Nesta época do ano não há muita gente na praia, e Jonah não se interessou muito pelas ondas nem pelas gaivotas que tanto o fascinaram poucos meses antes. Em vez disso, preferiu ir à oficina, porém ficou só um pouco e saiu sem dizer uma única palavra.

No criado-mudo, ao lado da sua cama, havia vários porta-retratos tirados da salinha em que ficava o piano, junto a outros itens que havia decidido guardar naquela manhã. Olhava tudo em silêncio quando sua mãe bateu à porta. Fez um carinho em sua cabeça e perguntou:

- Quer tomar café da manhã? Tem cereal no armário.

- Não estou com fome, mamãe.

- Você precisa comer, querida.

Ronnie tinha o olhar perdido entre as fotos.

- Eu estava errada, mamãe. E não sei o que fazer agora.

- Sobre seu pai?

- Sobre tudo.

- Você quer falar sobre isso?

Ao ver que Ronnie não respondia, sentou-se ao seu lado.

- Às vezes, falar ajuda. Você tem ficado muito quieta ultimamente.

Por um instante, Ronnie sentiu-se inundada por uma enxurrada de lembranças: o incêndio que levou à reconstrução da igreja, o vitral, a música que finalmente havia terminado. Pensou em Blaze, Scott e Marcus. Pensou em Will. Ela tinha 18 anos e não conseguia parar de pensar no verão em que havia sido traída, presa, mas se apaixonado. Apesar de tudo ter acontecido há tão pouco tempo, ela parecia uma pessoa totalmente diferente quando tudo aconteceu.

Ronnie suspirou:

- E o Jonah?

- Ele não está aqui. Brian o levou para comprar sapatos. Parece um cachorrinho. Os pés crescem mais rápido do que o resto do corpo.

Ronnie sorri e, no silêncio que se seguiu, sua mãe começou a fazer um rabo de cavalo com seu cabelo. Fazia isso desde que Ronnie era uma garotinha. Por mais estranho que parecesse, até hoje se sentia muito bem com isso. Não que admitisse, é claro.

- Que tal se... - sua mãe foi até o armário e colocou a mala em cima da cama -... se conversarmos sobre isso enquanto arrumo as malas?

- Nem sei por onde começar.

- Que tal pelo começo? Jonah falou alguma coisa sobre tartarugas?

Ronnie cruzou os braços, sabendo que a história não tinha começado ali.

- Não foi bem assim. Apesar de ter acontecido antes de vir para cá, acho que o verão começou mesmo com o incêndio.

- Que incêndio?

Ronnie pegou com delicadeza um pedaço de jornal amarrotado, dobrado no meio das fotografias. E entregou a folha amarelada a sua mãe.

- Este incêndio. O incêndio da igreja.

Suspeita de Fogos de Artifício Ilegais no Incêndio da Igreja

Pastor Ferido

Praia de Wrightsville, Carolina do Norte - Um incêndio destruiu o prédio histórico da Primeira
Igreja Batista na véspera de Ano-Novo e investigadores
suspeitam de fogos de artifícios ilegais.

Uma ligação anônima levou os bombeiros à igreja próxima à praia logo após a meia-noite, onde foram encontradas chamas e fumaça na parte de trás do prédio, disse Tim Ryan, chefe do Corpo de Bombeiros da Praia de Wrightsville. Restos de fogos de artifício foram encontrados na origem do incêndio.

O Pastor Charlie Harris estava dentro da igreja quando o fogo começou e sofreu queimaduras de segundo grau nos braços e nas mãos. Foi levado ao Centro Médico Regional de New Hanover e está na Unidade de Terapia Intensiva no momento.

Foi o segundo incêndio em igrejas nos últimos meses, no condado de New Hanover. Em novembro, a Igreja da Aliança da Boa Esperança em Wilmington foi completamente destruída. "Investigadores ainda tratam o caso como suspeito, um provável incêndio intencional", pontuou Ryan.

Testemunhas relataram que menos de 20 minutos antes do incêndio, fogos de artifício foram vistos sendo lançados na praia por trás da igreja, provavelmente por conta das comemorações de Ano-Novo. "Fogos de artifício são ilegais na Carolina do Norte, e são considerados perigosos principalmente por causa do tempo seco", alertou Ryan. "Esse incêndio mostra o porquê da ilegalidade. Um homem está no hospital e a igreja foi totalmente destruída."

Sua mãe acabou de ler e olhou para Ronnie; ela hesitou, mas, com um suspiro, começou a contar a história que, mesmo em retrospectiva, lhe parecia totalmente sem sentido.

1

Seis meses antes

Ronnie estava sentada no banco da frente do carro sem entender por que seus pais a odiavam tanto.

Era a única explicação que encontrava para ter de estar ali, visitando seu pai naquele fim de mundo em vez de ficar com seus amigos em casa, em Manhattan.

Não, não era nada disso. Ela não estava visitando seu pai. Visitar significa passar um fim de semana ou alguns dias, talvez, até mesmo uma semana inteira. Se fosse uma visita, dava até para aguentar. Mas ficar lá até o final de agosto? O verão inteirinho? Era o mesmo que ir para o exílio, e as nove horas necessárias para chegar até lá fizeram-na se sentir como que transferida para uma penitenciária rural. Não dava para acreditar que sua mãe estivesse mesmo levando isso adiante.

Ronnie estava tão concentrada em sua própria tristeza que levou um tempo para reconhecer a Sonata para piano n. 16 em dó maior de Mozart. Era uma das peças que havia apresentado no Carnegie Hall, quatro anos atrás, e sua mãe a colocara quando ela estava dormindo. Azar o dela! Pensou ao desligar o CD player.

- Por que você fez isso? Gosto de ouvi-la tocar.

- Mas eu não.

- E se eu abaixar o volume?

- Desliga, mãe, tá bom? Não tô a fim.

Ronnie ficou olhando pela janela, sabendo muito bem que a mãe estava mordendo os lábios. Ela vivia fazendo isso. Era como se seus lábios estivessem magnetizados.

- Acho que vi um pelicano quando cruzamos a ponte da praia de Wrightsville - mamãe comentou, tentando deixar o clima mais leve.

- Puxa, que legal. Talvez devêssemos chamar o Caçador de Crocodilos.

- Ele morreu - disse Jonah, sua voz misturava-se aos barulhos do Game Boy. O chato do seu irmão de dez anos de idade era viciado nesse tipo de jogo. - Você não se lembra? Foi tão triste.

- Claro que me lembro.

- Não parece.

- Mas eu me lembro.

- Então você não deveria ter falado assim.

Ela nem se importou em responder dessa vez. Seu irmão sempre precisava dar a última palavra. Ele a deixava louca.

- Você conseguiu dormir um pouco pelo menos? - sua mãe perguntou.

- Até você passar por aquele buraco. Ah, e obrigada por isso. Minha cabeça praticamente atravessou o vidro.

O olhar de sua mãe continuava fixo na estrada.

- Fico feliz em ver que a soneca tenha devolvido seu bom humor.

Ronnie estourou o chiclete. Sua mãe odiava que fizesse isso, assim não parou de fazê-lo desde que haviam pego a estrada I-95. A interestadual, que, em sua humilde opinião, era apenas a extensão de pista mais entediante já construída. A menos que a pessoa fosse fã de fast-food engordurado, banheiros nojentos e zilhões de pinheiros com o poder de levar a pessoa ao sono com sua horrorosa monotonia hipnótica.

Foi exatamente isso que havia dito a sua mãe em Delaware, Maryland e na Virgínia, mas ela sempre ignorava seus comentários. Apesar do fato de tentar manter a viagem em uma boa, pois ficariam sem se ver por um bom tempo, mamãe não era do tipo que gostava de conversar no carro. Não gostava muito de dirigir, preferia pegar táxi quando precisava ir a algum lugar. Já no apartamento era outra história. Não tinha nenhum problema em dizer o que lhe viesse à cabeça, e o zelador teve que pedir para maneirar o barulho umas duas vezes nos últimos meses. Mamãe provavelmente acreditava que, quanto mais alto gritasse sobre as notas de Ronnie, ou sobre os amigos de Ronnie, ou sobre o fato de Ronnie constantemente ignorar o horário combinado de voltar para casa, ou sobre o Incidente - especialmente sobre o Incidente -, Ronnie provavelmente prestaria mais atenção a tudo isso.

Tudo bem, ela não era a pior mãe do mundo. Não era mesmo. E quando dava uma de generosa, tinha que admitir que era bem legal. A questão era que sua mãe parecia estar presa a algum tipo de deformação do tempo em que os filhos nunca cresciam. Ah! E como Ronnie queria ter nascido em maio em vez de agosto. Assim, já teria 18 anos e sua mãe não poderia forçá-la a nada. Legalmente falando, teria idade suficiente para tomar suas próprias decisões, e vamos combinar que vir para esse fim de mundo não estaria em sua lista de prioridades.

Mas, agora, não tinha escolha. Pois ainda tinha 17 anos. Por causa de um detalhe do calendário. Porque mamãe engravidou três meses depois do que deveria. O que era aquilo? Não importava o quanto Ronnie implorasse ou reclamasse, ou gritasse ou até choramingasse sobre os tais planos de verão, parecia não fazer a menor diferença para sua mãe. Ronnie e Jonah iriam passar todo o verão com seu pai e ponto final. E como havia dito mamãe: Sem mas nem meio mas. Ronnie havia aprendido a odiar essa frase.

*

A Última Música
Autora: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Quanto: R$ 34,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página