Livraria da Folha

 
15/06/2010 - 22h04

Silviano Santiago vence prêmio de literatura do governo mineiro

da Livraria da Folha

Felipe Varanda/Folha Imagem
Escritor e crítico literário Silviano Santiago em seu escritório em Ipanema, no Rio
Escritor Silviano Santiago em seu escritório em Ipanema, no Rio

O escritor, professor e crítico literário Silviano Santiago é o grande vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, pelo conjunto de sua obra.

Em sua terceira edição, o prêmio teve número recorde de inscritos. Silviano, que é natural de Formiga (MG), radicado no Rio, é autor de uma vasta obra que inclui romances, contos e ensaios. Dez de seus títulos são editados pela Rocco.

Seus livros de ensaios se tornaram clássicos traduzidos em vários países e seus contos e romances revelam um ficcionista refinado. Três vezes vencedor do Prêmio Jabuti - com os livros "Em liberdade" (romance, 1982), "Uma história de família" (romance, 1993) e "Keith Jarret no Blue Note" (contos, 1997), todos publicados pela Rocco.

Santiago é hoje um dos nomes mais respeitados da cena literária brasileira, analista das identidades brasileira e latino-americana. Seu romance mais recente, "Heranças" (2008), também publicado pela Rocco, recebeu o Prêmio ABL de Ficção 2009 e ficou entre os finalistas dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom.

 
Voltar ao topo da página