Livraria da Folha

 
18/06/2010 - 12h03

Luiz Schwarcz, editor de Saramago no Brasil, comenta a morte do amigo em blog

da Livraria da Folha

Folhapress
Fundador e editor da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz era amigo do escritor José Saramago há mais de duas décadas
Fundador e editor da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz era amigo do escritor José Saramago há mais de duas décadas

Fundador e editor da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz desenvolveu uma relação para além da publicação de livros com José Saramago. O escritor morreu na manhã desta sexta-feira (18), em sua casa na Espanha, vitimado por uma múltipla falha orgânica. Os dois mantinham uma amizade de mais de duas décadas.

Schwarcz conta, em emocionado texto publicado no Blog da Companhia das Letras, que conversou com Pilar, mulher do escritor, e que ela lhe mostrou o corpo do amigo:

"Acabo de ver o escritor José Saramago morto. Quando a notícia apareceu na internet, liguei pelo skype para Pilar, que sem que eu pedisse me mostrou José deitado na cama, morto. Tenho falado com Pilar quase todos os dias. Sabia que não havia chance de recuperação, o destino de José já estava traçado, os médicos não acreditavam mais na possibilidade de um novo milagre, como o do ano passado, quando venceu, contra todas as expectativas, os problemas pulmonares que lhe acometiam".

No texto, o editor conta como a obra de Saramago chegou à Companhia das Letras, relembra o lançamento de "Jangada de Pedra" e de "A Viagem do Elefante" no Brasil, entre outros momentos que passaram juntos.

Leia a íntegra do texto no Blog da Companhia das Letras.

 
Voltar ao topo da página