Livraria da Folha

 
19/06/2010 - 22h56

Dolores Duran só foi reconhecida como compositora após a morte; leia curiosidades

BENEDITO TEIXEIRA
Colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Dolores Duran, além de CD
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Dolores Duran, além de CD

Leia algumas curiosidades sobre Dolores Duran.

Idiomas
Mesmo sem fluência em outros idiomas, Dolores Duran saía-se tão bem em suas performances que, ao assistir a um show na boate Baccarat, no Rio, a cantora norte-americana Ella Fitzgerald declarou que havia visto a melhor versão para "My Funny Valentine", clássico da música popular de seu país.

Homenagens póstumas
O reconhecimento de seu talento como compositora, só veio depois de sua morte. Dolores teve músicas gravadas por grandes intérpretes da MPB, com destaque para Milton Nascimento ("A noite do meu bem"); Tito Madi ("Ternura Antiga"); Elis Regina e Gal Costa ("Estrada do Sol'); Maysa ("Por Causa de Você"); Lúcio Alves, que gravou o disco "Dolores Duran - 1960"; e até Frank Sinatra, que gravou em "Sinatra & Company", em 1971, "Don't Ever Go Away", versão em inglês para "Por Causa de Você". Em 1994, Nana Caymmi gravou um CD só com suas obras, intitulado "A Noite do Meu Bem - As Canções de Dolores Duran".

Pioneira
Para o pesquisador Thiago Marques Luiz, Dolores foi "a primeira compositora popular de projeção nacional". "A música de Dolores Duran é atemporal. Representa um momento de boemia intensa e criativa e um estilo que nunca será esquecido ou ficará ultrapassado, porque as suas músicas tratam de amor de uma maneira delicada, mesmo que às vezes exagerada ou dolorida demais", afirma.

Percussora
Alguns estudiosos da MPB afirmam que as músicas cantadas e compostas por Dolores Duran abriram caminho para a bossa nova, pela forma mais intimista como interpretava. No entanto, as canções de Dolores, notadamente românticas, eram permeadas por um tom machista, que só começou a ser rompido a partir da década de 60, com novos movimentos musicais que começavam a surgir junto com a Bossa Nova, como o Tropicalismo.

 
Voltar ao topo da página