Livraria da Folha

 
24/06/2010 - 13h21

Aprenda técnicas e segredos para jogar futebol

da Livraria da Folha

Paulo Whitaker/Reuters
Luis Fabiano domina a bola com o braço antes de fazer o segundo gol contra a Costa do Marfim
Luis Fabiano domina a bola com o braço antes de fazer o segundo gol contra a Costa do Marfim

Mesmo craques com a técnica apurada às vezes não conseguem realizar as melhores jogadas com perfeição. O atacante brasileiro Luís Fabiano, por exemplo, precisou de uma "ajuda extra" para matar a bola no peito antes de marcar na partida contra a Costa do Marfim.

Talvez a inspiração tenha vindo de "Maradona", que está na África do Sul como técnico da seleção argentina. Mas usar a mão não é exatamente uma atitude de craque.

Aliás, o que parece faltar na Copa são craques. Nos campos sul-africanos muitos jogadores têm se esforçado para ofuscar as belas jogadas com lambanças memoráveis. Há quem mostre falta de intimidade com a bola com lances esdrúxulos ou prejudique seu time com um "frango" inesquecível, como o protagonizado goleiro da seleção inglesa Green na partida contra os Estados Unidos logo na primeira rodada da competição.

Fotomontagem

A polêmica bola Jabulani pode até ser um pouco responsável pelas trapalhadas, mas é parece provável que muitas seleções tenham jogadores com pouco domínio técnico e falta de habilidade.

O livro "Futebol", do autor Jim Drewett, é voltado para quem deseja dominar as técnicas do esporte e não quer fazer feio, mesmo que seja para jogara apenas na pelada de fim de semana com os amigos. A obra conta com explicações dos principais fundamentos do esporte e as técnicas essenciais para dominar o jogo, além de truques e até um guia com alimentos e bebidas que favorecem a prática do futebol.

Para quem sonha em representar o Brasil numa Copa do Mundo e não pensa em fazer feio, o tetracampeão Raí dá dicas de como se tornar um jogador de qualidade no seu livro "Para Ser Jogador de Futebol". O ex-ídolo do São Paulo ensina a escolher em qual posição jogar e relata sua experência como jogador da seleção brasileira e ídolo de grandes clubes.

 
Voltar ao topo da página