Livraria da Folha

 
23/06/2010 - 15h18

Conheça conto infantil de Julio Cortázar, mestre da literatura moderna

da Livraria da Folha

Reprodução
"[Julio Cortázar em Paris, em 1976; morte do escritor completa 25 anos nesta quinta-feira; veja fotos]":http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/galeria-20090212-julio.shtml
Julio Cortázar em Paris, em 1976; o escritor é reconhecido por sua lingaugem sofisticada

Embora a obra do escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984) conserve ainda hoje certa aura de mistério, até mesmo por seu caráter fantástico e transgressor, sua literatura é admirada em todo canto do mundo e considerada uma das mais importantes e inventivas do século 20.

Romances como o "O Jogo da Amarelinha" (1963), apontado como sua máxima obra, e coletâneas de contos, tais quais "Bestiário" e "Todos os Fogos o Fogo", compõem um universo literário em que se pode colher humor sofisticado, prazer pela invenção fantástica e a concepção de que a literatura é um jogo e, portanto, não merece formalidades.

Monte sua estante com livros de Julio Cortázar

Aliadas a uma prosa sofisticada, essas características aproximam a narrativa de Cortázar de seus leitores, a maioria adultos metafísicos. Pois que crianças também podem encantar-se com os mundos inventados do autor: "Discurso do Urso", lançado em livro pelo selo Galerinha, da Record, é um conto infantil, primeiro publicado como parte da obra "Histórias de Cronópios e de Famas" (1962).

Divulgação
Urso observa cotidiano de moradores enquanto passeia pelas tubulações
Urso observa moradores enquanto passeia pelas tubulações de prédio

A história é a de um urso que vive nas tubulações de um prédio e narra em primeira pessoa a movimentação dos apartamentos --observa o cotidiano de pessoas solitárias, de famílias, e o faz enquanto limpa os encanamentos com seus pelos.

Às vezes, o urso até arrisca enfiar uma pata para dentro de alguma das casas, ou espia as pessoas dormindo.

Em dias de calor, costuma banhar-se na caixa d'água e de noite gosta de assistir à dança da lua. A prosa poética de "Discurso do Urso", fábula que exalta o valor das coisas simples de todos os dias, pode ser um belo início para os pequenos no universo da literatura fantástica, sobretudo a de Cortázar: grande mestre que poderá acompanhá-los por toda a vida.

 
Voltar ao topo da página