Livraria da Folha

 
26/06/2010 - 21h02

Jornalista encontra Gene Kelly e Frank Sinatra no estádio Rose Bowl; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Repórter registra o que se passa nos bastidores de quatro Copas
Repórter registra o que se passa nos bastidores de quatro Copas

No livro "O Torcedor Acidental" (Rocco, 2010), o jornalista Artur Xexéo conta o que ocorre durante os intervalos dos jogos em quatro Copas do Mundo.

Xexéo registra causos de viagem e descreve os detalhes de suas coberturas jornalísticas durante as quatro edições do campeonato. Mescla humor e nostalgia ao contar histórias inusitadas, como a da camareira marroquina deslumbrada pelos encantos de Luis Fernando Verissimo.

No trecho abaixo, extraído do volume, Xexéo relata encontros com os chamados "VIPs", como o que ocorreu com o ator e dançarino Gene Kelly (1912-1996) durante a apresentação de Luciano Pavarotti (1936-2007), Plácido Domingo e José Carreras, no estádio Rose Bowl, em Pasadena (EUA).

Já, a mulher de Frank Sinatra (1915-1998), Barbara, pediu ao jornalista que lhe indicasse o banheiro do estádio, porque o marido precisava utilizar o recinto com certa urgência.

*

Aí eu disse pro Frank Sinatra

(...)

Mas a maior concentração de VIPs com que esbarrei nas minhas Copas estava no Rose Bowl, em Pasadena, durante a apresentação de Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras - os celebérrimos três tenores. Até Gene Kelly estava na plateia, quatro ou cinco fileiras na minha frente. Mas o momento mais emocionante aconteceu antes do show, quando a gente, já no estádio, mas na área reservada às lanchonetes, aguardava a chegada de toda a equipe. Foi o chefe de redação do JB na época, Dácio Malta, quem chamou minha atenção.

- Respira fundo e olha quem vem lá.

Olhei na direção que ele me indicava e vi o casal Barbara e Frank Sinatra. Os dois de braços dados. Ele se apoiando nela. Iam se aproximando do nosso grupo. Sinatra, meio alquebrado, tinha dificuldades de caminhar. Davam a impressão de vir em minha direção. O rosto de Sinatra não escondia um certo desespero. Com tapinhas em seu braço, Barbara procurava acalmá-lo. Não era impressão, eles vinham mesmo em minha direção. Quando estavam a três passos de distância, Sinatra me deu um sorriso constrangido, e Barbara tomou a palavra:

- Onde fica o banheiro?

Aí eu disse pro Frank Sinatra:

- É logo ali - enquanto apontava um banheiro químico não muito distante.

E Barbara, com toda a paciência do mundo e cuidados mais de enfermeira do que de esposa, levou Frank Sinatra ao banheiro.

*

"O Torcedor Acidental"
Autor: Artur Xexéo
Editora: Rocco
Páginas: 176
Quanto: R$ 29,50
Onde comprar: 0800-140090 ou na "Livraria da Folha"

 
Voltar ao topo da página