Livraria da Folha

 
25/06/2010 - 13h29

Bienal do Livro de SP divulga mais oito nomes, como Ruth Rocha e Serginho Groisman

da Livraria da Folha

Mais oito personalidades confirmaram presença na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre entre os dias 12 e 22 de agosto, no pavilhão de exposições do Anhembi, zona norte de São Paulo.

A escritora de livros infantojuvenis Ruth Rocha ("Marcelo, Marmelo, Martelo"), a escritora e ilustradora Eva Furnari ("Felpo Filva"), o escritor e ilustrador Fernando Vilela ("Lampião & Lancelote"), o cantor e compositor Nando Reis participarão da programação do Salão de Ideias.

Sob a coordenação da editora e consultora em educação Maria Tereza Rangel, o espaço dedicado ao público jovem terá o apresentador Serginho Groisman ("Meu Pequeno Corintiano (Vol. 4)"), o instrumentista e compositor Toninho Horta e o cantor e compositor Wilson Sideral. Nando Reis também aparecerá por lá. Os temas que serão abordados dizem respeito aos momentos de escolhas e de definições de identidade em que os jovens vivem.

Fotomontagem
Ruth Rocha, Laurentino Gomes, Jostein Gaarder, Benjamin Moser, Regina Duarte, Ary Fontoura, Mauricio de Sousa e Nando Reis confirmaram presença na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (12 a 22 de agosto)
Ruth Rocha, Laurentino Gomes, Jostein Gaarder, Benjamin Moser, Regina Duarte, Ary Fontoura, Mauricio de Sousa e Nando Reis confirmaram presença na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (12 a 22 de agosto)

Entre os autores estrangeiros já haviam confirmado presença a iraniana Azar Nafisi ("Lendo Lolita em Teerã"); o norte-americano Benjamin Moser ("Clarice,"); o britânico Conn Iggulden (série infantil "O Imperador"); o irlandês John Boyne ("O Menino do Pijama Listrado") e o norueguês Jostein Gaarder ("O Mundo de Sofia"). O jornalista e escritor Laurentino Gomes ("1808"); o desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica; o professor Pasquale Cipro Neto ("O Dia-a-Dia da Nossa Língua")e o escritor, teólogo, filósofo e psicanalista Rubem Alves compõem o rol de participações nacionais.

Os atores Regina Duarte, Nívea Stelmann, Ary Fontoura, Paulo Goulart e Sergio Marone ocuparão o Palco Literário.

Metro quadrado de leitura

Terceiro maior evento de livros --a Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Turim são considerados os dois maiores do gênero no mundo--, a Bienal tem o objetivo de ampliar o público-leitor e facilitar o acesso ao livro.

Composta por mais de 700 atividades distribuídas por pelo menos 400 horas em 11 dias, a 21ª Bienal destacará quatro temas em sua programação cultural: Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Lusofonia e Livro Digital. Serão 350 expositores nacionais e estrangeiros, totalizando mais de 900 selos. A previsão é reunir 800 mil visitantes.

Paulo Pampolin/Folhapress
Manuel da Costa Pinto é um dos curadores do Salão de Ideias
Manuel da Costa Pinto é um dos curadores do Salão de Ideias

Espaço Gourmet (chefs de cozinha / autores de livros oferecerão ao público aulas práticas e debates sobre a boa cozinha e literatura), Salão de Ideias (mesas de debates entre escritores nacionais e internacionais), Palco Literário (grandes nomes do teatro, cinema, música e televisão cindirão literatura e demais expressões artísticas; terá curadoria do escritor e autor de novelas Walcyr Carrasco), Espaço do Professor (discutirá as questões profissionais e a inserção no mercado de trabalho; terá curadoria da escritora e professora Marisa Lajolo), O Livro É uma Viagem e Fábulas com a Turma da Mônica (ambos dedicados ao público infantil) fazem parte da programação cultural.

Organizado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto e pelo jornalista e especialista em cinema Alexandre Agabiti Fernandez, o Salão de Ideias é a principal atração da Bienal. O espaço é reservado para o debate entre grandes escritores e personalidades. Cerca de 40 encontros serão firmados durante a Bienal.

De Bienal em Bienal

A primeira Feira Popular do Livro montada pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) ocorreu em 1951 na praça da República. O intuito era introduzir no país a tradição europeia de feiras de livros como as da França, Alemanha e Itália. Dez anos depois, a 1ª Bienal Internacional do Livro e das Artes Gráficas era firmada em parceria com o Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Quarenta e nove anos após a primeira Bienal, até o slogan do encontro passou a ser escolhido pelo público. A frase de Luiz Angelo Vilela Tannus --"Ponto de encontro da cultura e do lazer" --foi escolhida entre as 2.700 inscritas para o concurso promovido para a 21ª edição.

O vencedor ganhou um e-reader Cooler, da Gato Sabido, uma coleção com 40 livros finalistas do Prêmio Jabuti 2010 e um par de ingressos para o Salão do Automóvel 2010.

 
Voltar ao topo da página