Livraria da Folha

 
30/06/2010 - 09h24

Livro apresenta a modernidade e a tradição da Turquia

da Livraria da Folha

Divulgação
Na Turquia, hospitalidade é uma questão de tradição
Na Turquia, hospitalidade é uma questão de tradição

Corredor que liga Ásia e Europa, Oriente e Ocidente, a Turquia vive em dois tempos. De um lado, o passado cujas raízes remontam aos gregos, persas, romanos, bizantinos, otomanos, Alexandre o Grande, Constantino, às cruzadas. De outro, a modernidade do presente que, aos poucos, muda paisagens e costumes. O livro "Turquia" (Manole), apresenta-nos, então, este lugar no mundo onde hospitalidade é uma questão de tradição.

A viagem, o livro avisa, deve começar por Istambul, a capital "histórica e moral" da Turquia. Misto de magia e esplendor, esta cidade de cerca de 10 milhões de habitantes, reflete, mais que nenhuma outra, a atração da modernidade vinda do Ocidente. E, se ela não se ocidentaliza de todo, é porque, como em um cabo-de-guerra, um invisível "cordão umbilical" parece puxá-la de volta para o Oriente e suas raízes, diz Chiara Libero, autora de Turquia.

Tesouros naturais, cidades enterradas pelo tempo, algumas esculpidas nas rochas, também outras romanas e gregas e ainda, o bíblico Monte Ararat, onde, de acordo com as Escrituras, a Arca de Noé aportou, depois do dilúvio. A visita à Turquia promete surpresas colossais. Na infindável lista de sugestões, também Tróia, a cidade de Homero, cenário das proezas heroicas de Aquiles e Heitor.

Para se ter uma ideia da importância do lugar, o turista encontra lá mais sítios arqueológicos que em toda a Grécia. Uma das maravilhas são as ruínas de Éfeso, construída na região de Anatólia, mais ou menos no ano 2.000 antes de Cristo. Na época romana, ela foi a capital de nada menos 500 vilas de Anatólia, mas hoje é destino de crentes do mundo inteiro. Pois lá, entre outras pérolas históricas, visitam-se as casas da Virgem Maria e a de São João.

Para quem tem sonho de visitar o lugar, bom saber, o país é muçulmano. A bebida nacional é o café turco, mas o chá é também bastante apreciado e servido aos turistas e visitas, prova da renomada amabilidade local. Na visita, o turista mergulha ainda em costumes milenares, como a arte dos kilims, os famosos tapetes com nós, a tradição dos banhos turcos, as lutas de camelos e na luz e clima de um país que vive o privilégio de ter dois mares.

 
Voltar ao topo da página